topo

facebook

Serviços

Organização e Gestão Terapêutica

Organização e Gestão Terapêutica
A base para a organização da terapêutica pelas tomas (dia, hora e posologia) assenta no perfil farmacoterapêutico, uma vez que a cada dispensação este é revisto, diminui a probablidade de erros de toma ou troca de medicamentos, permite ainda diminuição de custos já que podemos utilizar um sistema unitário, personalizado, com grande qualidade em termos de segurança.
Este programa é personalizado pelo seu farmacêutico e consiste em organizar semanalmente  a medicação por horário de toma.

Permite:
- Interpretar, monitorizar e rever o perfil terapêutico.
- Conhecer melhor os medicamentos em uso, indicações terapêuticas, interações, contra-indicações e efeitos adversos.
- Identificar, prevenir e resolver problemas relacionados com os medicamentos.
- Organizar semanalmente a medicação por horário de toma.

O que aumenta a vulnerabilidade do idoso:
- Consumo de vários medicamentos ou substâncias ativas, em simultâneo.
- Dificuldade em recordar novas instruções.
- Problemas de memória ou de compreensão.
- Artrites contribuem para a dificuldade em abrir embalagens.
- Dificuldade em ler as instruções ou rótulos dos medicamentos.
- Diminuição da audição comprometem compreensão de instruções verbais ou explicações.

A nível da farmácia de oficina temos  múltiplas vantagens neste serviço evitando riscos acrescidos de duplicação de medicamentos, automedicação, interações várias, alterações a nível de adesão à terapêutica, etc. 

O presente serviço estende-se a lares, casas de saúde, instituições de acolhimento de crianças, associações municipais entre outras. Neste caso, o contrato de parceria e orçamento é estudado e fixado com a instituição.
Nas instituições de idosos ou com utentes polimedicados, muitas vezes com patologias múltiplas, o perfil farmacoterapêutico é uma mais valia, pois fornece  ao diretor clínico o historial terapêutico dos utentes, registo de alergias, interações alimento/medicamento, efeitos colaterais ou reações cruzadas, problemas de adesão à terapêutica e outros problemas relacionados com o medicamento relativos à segurança, eficácia e efetividade do mesmo.
O perfil farmacoterapêutico permite, de forma sistemática, controlar as contra-indicações e interações que podem surgir durante o tratamento facilitando a prescrição e farmacovigilância.
Este serviço permite a coordenação entre as diversas prescrições/patologias de um mesmo utente, facilitando assim a comunicação entre profissionais de saúde, nomeadamente entre médicos de diferentes especialidades.

servicos@farmaciafatimamarques.pt


‹‹ voltar listagem
>
<

newsletter

Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2017 | Todos os direitos reservados| handmade by brainhouse