topo

facebook

mais saúde

07-04-2017

Diz-me a tua cor, dir-te-ei o que és..



No que ao nosso prato diz respeito, devemos escolher e combinar alimentos com diferentes cores. Porque também “se come com os olhos”, mas não só! As cores dos alimentos contam-nos muito sobre a sua composição em vitaminas, minerais e antioxidantes!

As frutas e legumes de cor verde são ricos em clorofila, um pigmento fotossintético natural, responsável por esta característica. Nestes alimentos podemos encontrar: pró-vitamina A, luteína, vitaminas B12, B5, B9, C, E e K, ácido fólico, cálcio, potássio, ferro e magnésio, que auxiliam no crescimento e na manutenção da pele, cabelo, ossos e visão saudáveis e contribuem para o bom funcionamento dos sistemas digestivo, nervoso, imunológico e sexual, além de auxiliarem na redução do colesterol e do risco de doenças cardiovasculares. Parte do seu benefício deve-se à sua ação antioxidante, neutralizando os radicais livres.

É o caso da alface, acelga, brócolos, couves, espinafres e pimentão verde, entre outros.

Já a cor vermelha é indicativa de maior teor em licopeno, antocianinas e vitamina C, que atuam na redução do risco de cancro (, havendo já estudos que os apontam como protetores contra o cancro da próstata), apoiam a manutenção de uma pele, gengivas e vasos sanguíneos saudáveis e incrementam a formação de colagénio.

Promovem ainda a redução de colesterol, de doenças cardiovasculares e fortalecem o sistema imunológico. E afinal, quem não gosta de uma boa fatia de melancia, morangos ou cerejas da época, ou de uma salada de pimento ou tomate?!

Costuma confecionar beringela, adicionar beterraba e couve roxa às suas saladas, e mirtilos às suas sobremesas? Se não, é uma boa oportunidade de começar!

Estes alimentos de cor roxa não enganam - caracterizam-se pela presença de compostos fenólicos e antocianinas, vitamina C e potássio, que apresentam propriedades antioxidantes (um potente é o ácido elágico) e anticancerígenas, atuando também na preservação da memória e na proteção do sistema cardiovascular.

Contribuem ainda para o normal metabolismo energético, favorecendo a drenagem de fluidos corporais, o funcionamento do trato urinário e normalizando o trânsito intestinal; são portanto bons aliados num plano alimentar para “perder peso”. Outros exemplos são as uvas, ameixas, os figos…

O que é que a cor branca do alho, cebola, couve flor, polpa do pepino, cogumelos e rebentos de soja frescos representa na nossa alimentação? Predominância de flavonoides, selénio e compostos organossulfurados (aqueles que têm um odor bastante marcante).

A sua função é atuar contra processos inflamatórios e alergias, fortalecer os sistemas imunológico e circulatório e proteger contra doenças crónicas associadas ao envelhecimento. Ricos em potássio e cálcio, contribuem para a manutenção da massa óssea, sendo ainda uma fonte importante de fibra.

Já o famoso betacaroteno (o percursor da vitamina A), a vitamina C, zinco e flavonoides dos alimentos de cor laranja e amarela atuam apoiando o bom funcionamento do sistema imunológico, protegendo o organismo contra doenças cardíacas, respiratórias e certos tipos de cancro.

E também contribuem para melhorar a visão e as caraterísticas da pele. São muito ricos em vitamina B3, vitamina C e ácido clorogénico. Estamos a falar das cenouras, abóboras, laranjas, pêssegos, pimentos amarelos, damascos, abacaxis…

A OMS recomenda que uma dieta saudável compreenda pelo menos 400g (ou 5 porções) de frutas e legumes por dia.

O estilo de vida agitado, maus hábitos alimentares e almoços fugazes, levam à falta de consumo de frutas e legumes variados e nas quantidades desejáveis. Mais difícil ainda é introduzi-los no dia-a-dia das crianças.

A boa notícia é que existem suplementos alimentares multivitamínicos e multiminerais, com fitonutrientes, fibra e antioxidantes, ou seja, uma formulação que permite completar a alimentação de forma a atingir este objetivo. Visite-nos na loja online em farmaciafatimamarques.pt ou na Farmácia: cuidamos de si!

‹‹ voltar

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020 (Chamada para a rede fixa nacional)

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2024 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse