topo

facebook

Serviços

Doenças crónicas

Texto Inicial
Os programas de Cuidados Farmacêuticos provam o reconhecimento da intervenção farmacêutica a nível diferenciado. Cada vez mais ativo a nível de saúde individual e pública, o utente começa a gerir a sua situação clínica e já não pode ser encarado como um elemento passivo que aceita obedecer ao médico prescritor ou cumprir sem discussão as indicações farmacêuticas. A consciência desta capacidade de prevenir e de agir autonomamente depende dos conhecimentos que o utente possui e da informação prestada pelos profissionais de saúde.
Estes serviços visam uma primeira consulta com o utente e consultas de acompanhamento. Habitualmente o registo de parâmetros e respetiva comunicação ao médico é feita face requisição do próprio ou do utente.
Diabetes

Diabetes


Os farmacêuticos contactam diariamente com utentes diabéticos o que permite ter a noção de que uma grande parte dos utentes diabéticos não consegue controlar a patologia, sofrendo muitas vezes as consequências dessa falta de cuidados. O objetivo deste controlo prende-se em manter os valores de glicemia e tensão arterial de acordo com os objetivos terapêuticos, promover a adesão e otimização da terapêutica, promover a auto vigilância pela utilização correta dos aparelhos de auto controlo de glicemia e tensão arterial. Deste modo o utente reduz a utilização dos cuidados de saúde não programados.
Hipertensão

Hipertensão


A hipertensão é uma patologia que atinge uma grande parte dos utentes da farmácia Fátima Marques este programa tem como objetivos manter os valores de pressão arterial controlados, deste modo é necessário que o utente adira à terapêutica e contribua para otimização da mesma e muitas vezes, que modifique o seu estilo de vida. O utente deve ser incentivado a medir em casa a pressão arterial e para isso o farmacêutico deve ensinar a maneira correta de o fazer. Pretende-se, como em qualquer dos programas, a satisfação do utente em relação aos cuidados prestados.
Asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

Asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica


Este programa visa contribuir para o controlo dos asmáticos e dos doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). O intuito do farmacêutico no seguimento deste programa é promover a adesão à terapêutica farmacológica fornecendo todo o tipo de informações ao utente que lhe permitam compreender o plano de tratamento, objetivos e efeitos esperados. Deste modo é possível otimizar a terapêutica e reduzir os erros na utilização de dispositivos de inalação e câmaras expansoras. É importante que o farmacêutico ajude o utente a controlar a evolução da sua própria doença, neste caso, pela utilização de um debitómetro, o utente deve ser alertado para o registo das medições e interpretação dos resultados. Este serviço diminui o número de recorrência às urgências e hospitais com crises agudas, melhorando a qualidade de vida do utente.
‹‹ voltar listagem
>
<

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2022 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse