topo

facebook

a crónica da maria dos remédios

28-10-2020

Células Estaminais





Este é um convite para vocês, futuros papás: vamos falar sobre células estaminais!

Nunca fez tanto sentido falar sobre a importância de haver um tratamento eficaz para uma doença, como em tempos de pandemia não é verdade?

Ao conservar as células estaminais, e falamos das células do sangue (SCU) e tecido do cordão umbilical (TCU), do meu bebé, o que posso esperar?

Tudo começou em 1988, quando foram transplantadas pela primeira vez as células do SCU, com sucesso, e já vai em cerca de 45000 transplantes, em crianças e adultos.

A probabilidade de uma pessoa vir a necessitar das suas células estaminais até aos 70 anos é cerca de 1:400.

Têm sido transplantadas células do próprio indivíduo no tratamento de tumores líquidos (sangue ou medula óssea) e sólidos, doenças autoimunes e metabólicas. Os casos de sucesso fazem da sua utilização um tratamento alternativo de primeira escolha, seguro.

Novas aplicações estão em ensaio, na grande maioria, com as células do próprio indivíduo (menos risco de rejeição ou doença do enxerto) ou de um irmão compatível. Por exemplo, para tratar doenças neurológicas, como paralisia cerebral e autismo, perda auditiva, atraso no desenvolvimento, traumatismo crânio-encefálico, doenças gastrointestinais, hepáticas e lesões vasculares, ..
Curiosos? Deixo o endereço do sítio na internet onde podem ler mais, por exemplo, sobre um ensaio da utilização do SCU na paralisia cerebral: concluiu que há melhoria das ligações cerebrais e função motora em crianças com esta doença que não tem cura (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29080265/).

As células do TCU têm grande potencial em medicina regenerativa e tratamento de doenças autoimunes.

Um exemplo de um caso de sucesso?
2019, IPO Lisboa, criança de 4 anos. Primeira utilização em Portugal de SCU no tratamento de um problema de eventual causa autoimune, a anemia aplástica, decisão da equipa médica após ter feito quimioterapia e outros tratamentos. O menino teve alta um mês depois e tem evoluído positivamente.
2015, menina de 4 anos fez cirurgia, quimio e radioterapia a um neuroblastoma e precisou de um transplante. Depois de este ter falhado, recebeu o seu próprio SCU e recuperou completamente, livre da leucemia e do neuroblastoma ao fim de 5 anos (https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/pbc.25974).

Vantagens e desvantagens?
A colheita de sangue do cordão umbilical não provoca dor nem riscos para o bebé. Em relação às células da medula óssea, estão imediatamente disponíveis, têm maior potencial de proliferação, e não é necessário um nível tão grande de compatibilidade aquando de transplante noutro indivíduo. O transplante de SCU está associado a menor risco de infecções. Por outro lado, dado a quantidade de células da amostra ser menor, a recuperação pode ser mais lenta ou a amostra insuficiente.

Posso confiar na crioestaminal?
A experiência demonstra que as amostras da crioestaminal foram utilizadas com sucesso, de forma segura, e cumprindo os requisitos dos centros de transplantação.
É o único laboratório com acreditação internacional para o processamento do SCU e TCU.
Durante quanto tempo ficam as células disponíveis no banco?
Após conservação das células no banco familiar da crioestaminal, no caso de SCU, o serviço vigora 25 anos, tendo um custo aproximado de 16 cêntimos por dia. Afinal, o que faz ou compra com 16 cêntimos no seu dia-a-dia?!
Sei que com um bebé a caminho há toda uma série de produtos, medicamentos e vacinas a pôr no orçamento para farmácia, mas o Kit de colheita de células estaminais deve ser uma delas!

A Maria dos Remédios

‹‹ voltar

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020 (Chamada para a rede fixa nacional)

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2024 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse