topo

facebook

mais saúde

18-01-2018

Mantenha o seu sorriso saudável

As estatísticas estão contra nós: segundo estudos realizados nos últimos anos, somos o país da UE com pior higiene oral – é rara a criança que não sofra de, pelo menos, uma cárie e a maioria dos idosos não tem um único dente.

Em alguma altura, um terço da população foi afetado por inchaços, bolhas ou feridas na boca ou lábios, inclusive na língua. Vinte e cinco por cento da população sofre ainda de sensibilidade dentária (aquela que experimenta quando bebe um copo de água gelada).

ler mais ››
14-12-2017

O inverno e as frieiras

O Inverno traz os dias frios, que por sua vez trazem as frieiras, que por sua vez trazem dor e muito desconforto a quem as tem!

As frieiras são reações inflamatórias ao nível da pele, caracterizadas por prurido (comichão), dor e um eritema (vermelhão) ou pápulas/ nódulos/ placas (deformações) de tom violáceo.

Estas podem dar lugar a vesículas ou úlceras (feridas) e, eventualmente, infetar. São mais frequentes ao nível dos dedos das mãos e pés. A maior parte dos casos melhoram ao fim de 2 a 3 semanas.

ler mais ››
20-11-2017

DPOC (Doenças Pulmonares Obstrutivas Crónicas)

DPOC?!
Termo associado a um conjunto de doenças crónicas, irreversíveis, caracterizadas pela perturbação do fluxo de ar (ex. Bronquite crónica e Enfisema pulmonar). Quem é o doente de DPOC?

Caracteristicamente, alguém que se queixa de tosse produtiva, e que fumou um mínimo de 20 cigarros por dia durante 20 anos ou mais.

Como se manifesta? Principalmente com uma sensação de sufoco, dificuldade em respirar, tosse crónica e normalmente com muco, mais acentuada de manhã, peso no peito e ruído ao respirar.

ler mais ››
14-11-2017

Diabetes

A glicose (açúcar) é uma fonte de energia essencial ao funcionamento das células e do organismo como um todo. Circula na corrente sanguínea e, na maior parte das vezes, entra nas células sob ação da insulina (uma hormona produzida pelo nosso pâncreas). A Diabetes surge quando há problemas ao nível da produção ou ação da insulina.

Existem diferentes tipos de Diabetes: tipo 1 ou dependente da administração de insulina; tipo 2 contribui para 90% da totalidade dos casos e associa-se ao excesso de peso e resistência à insulina; diabetes gestacional, entre outras formas mais raras de diabetes.

ler mais ››
23-10-2017

Alimentação básica adaptada associada a disfagia e úlceras de pressão

1.DISFAGIA
Para os problemas de deglutição (disfagia) existem os modificadores de textura que são os espessantes, para possibilitar por exemplo a toma de um chá ou quem sabe de um champagne...

ler mais ››
16-10-2017

Menopausa?

Menopausa? Apenas mais uma fase integrante da sua vida! Afrontamentos? Suores noturnos? Falta de líbido e de lubrificação? Variações de humor? Irritabilidade? Pode parecer, mas a menopausa não é uma doença.. Mas sim o fruto do défice hormonal que a caracteriza.

Será? Tenho idade para? Poderá experienciar os primeiros sintomas a meio da sua 30ª década de vida, pelos 40 ou até mesmo 50 anos.

ler mais ››
11-08-2017

Desporto para todos os Gostos!

Decidiu inscrever-se no ginásio e o plano de treino é mais exigente do que esperava?

Recebeu um convite de um amigo para participar num trail ou numa maratona? Respire fundo, nós podemos ajudar!

O fitness e o desporto aventura estão mais na moda que nunca! E, de facto, as pessoas têm consciência da necessidade de manter atividade física regular e estão a “pôr os pés ao caminho”.

ler mais ››
04-08-2017

Vou apanhar sol: qual protetor vou levar?

O seu protetor ideal será bem tolerado pela pele, fotoestável, resistente à água e à transpiração, e um cosmético de fácil aplicação.

Os protetores solares estão agora bem categorizados em proteção solar baixa, moderada, alta e muito alta, sendo que é recomendável usar um destas últimas duas categorias, com amplo espectro, eficaz contra os raios UVA (causadores do envelhecimento cutâneo) e UVB (causadores das queimaduras solares).

ler mais ››
18-07-2017

Fungos nas unhas dos pés?

Comecemos por chamar-lhe pelo nome: o que são onicomicoses?
São infeções fúngicas que podem afetar qualquer estrutura da unha, podendo mesmo causar dor ou desconforto, deformação, e ainda, de alguma forma, afetar a vida pessoal ou profissional do indivíduo.

O que começa por uma questão de aspeto da unha, evolui para desconforto ao caminhar, estar de pé ou durante a prática de exercício físico, parestesia, dor, falta de sensibilidade, com consequências ao nível da autoestima e da interação social. Há vários tipos de onicomicoses, consoante a estrutura da unha afetada:

ler mais ››
22-06-2017

Plantas medicinais usadas na insuficiência venosa

Há uma série de plantas medicinais tradicionalmente usadas para tratar ou reduzir os sintomas das veias varicosas.

Alguns investigadores concluíram que substâncias químicas chamadas flavonóides das folhas do arando podem melhorar a circulação. A folha pode reduzir o nível de açúcar no sangue, o que, juntamente com medicamentos para diabetes, pode ter um efeito sinérgico na redução da glicémia.

O chá é preparado mergulhando 1g, 1-2 colheres de folha seca, em 150 mL de água fervente durante 5-10 minutos. Não use a longo prazo.

ler mais ››
|< < 123456 > >|

newsletter

Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2018 | Todos os direitos reservados| handmade by brainhouse