topo

facebook

mais saúde

16-10-2017

Menopausa?

Menopausa? Apenas mais uma fase integrante da sua vida! Afrontamentos? Suores noturnos? Falta de líbido e de lubrificação? Variações de humor? Irritabilidade? Pode parecer, mas a menopausa não é uma doença.. Mas sim o fruto do défice hormonal que a caracteriza.

Será? Tenho idade para? Poderá experienciar os primeiros sintomas a meio da sua 30ª década de vida, pelos 40 ou até mesmo 50 anos.

ler mais ››
11-08-2017

Desporto para todos os Gostos!

Decidiu inscrever-se no ginásio e o plano de treino é mais exigente do que esperava?

Recebeu um convite de um amigo para participar num trail ou numa maratona? Respire fundo, nós podemos ajudar!

O fitness e o desporto aventura estão mais na moda que nunca! E, de facto, as pessoas têm consciência da necessidade de manter atividade física regular e estão a “pôr os pés ao caminho”.

ler mais ››
04-08-2017

Vou apanhar sol: qual protetor vou levar?

O seu protetor ideal será bem tolerado pela pele, fotoestável, resistente à água e à transpiração, e um cosmético de fácil aplicação.

Os protetores solares estão agora bem categorizados em proteção solar baixa, moderada, alta e muito alta, sendo que é recomendável usar um destas últimas duas categorias, com amplo espectro, eficaz contra os raios UVA (causadores do envelhecimento cutâneo) e UVB (causadores das queimaduras solares).

ler mais ››
18-07-2017

Fungos nas unhas dos pés?

Comecemos por chamar-lhe pelo nome: o que são onicomicoses?
São infeções fúngicas que podem afetar qualquer estrutura da unha, podendo mesmo causar dor ou desconforto, deformação, e ainda, de alguma forma, afetar a vida pessoal ou profissional do indivíduo.

O que começa por uma questão de aspeto da unha, evolui para desconforto ao caminhar, estar de pé ou durante a prática de exercício físico, parestesia, dor, falta de sensibilidade, com consequências ao nível da autoestima e da interação social. Há vários tipos de onicomicoses, consoante a estrutura da unha afetada:

ler mais ››
22-06-2017

Plantas medicinais usadas na insuficiência venosa

Há uma série de plantas medicinais tradicionalmente usadas para tratar ou reduzir os sintomas das veias varicosas.

Alguns investigadores concluíram que substâncias químicas chamadas flavonóides das folhas do arando podem melhorar a circulação. A folha pode reduzir o nível de açúcar no sangue, o que, juntamente com medicamentos para diabetes, pode ter um efeito sinérgico na redução da glicémia.

O chá é preparado mergulhando 1g, 1-2 colheres de folha seca, em 150 mL de água fervente durante 5-10 minutos. Não use a longo prazo.

ler mais ››
05-06-2017

Cuidar do Ambiente começa por si...

DIMINUA A SUA PEGADA ECOLÓGICA
O AMBIENTE É RESPONSABILIDADE DE TODOS E PARA TODOS

Dia de arrumações em casa? Medicamentos com prazo de validade expirado, que já não usa, ou que não conhece? Embalagens vazias e acessórios dos medicamentos. Como me vou livrar de tudo isto?!

Primeiro, medicamentos fora de uso NUNCA vão para o lixo comum, ou pelo lavatório! Junte-os às respetivas embalagens e acessórios no contentor próprio distribuído na farmácia ou num saco e entregue-o na mesma.

ler mais ››
10-05-2017

CANCRO DA PELE - Informados, estamos protegidos!

Em 2016, o rastreio nacional de cancro de pele detetou 100 casos suspeitos, entre 1700 pessoas que participaram. Destes, mais de 80 casos foram de carcinoma basocelular e 14 de melanoma.

Nos últimos 6 anos foi possível rastrear um total de 10 000 indivíduos, com identificação de 6% de casos de queratose actínica, condição precursora do carcinoma de pele espinocelular, um total de 350 carcinomas de pele não melanoma, e mais de 100 de melanoma!


ler mais ››
27-04-2017

SOL - Proteção é a palavra de ordem!

A proteção solar nunca está fora de moda! A aproximação do verão significa pic-nic, praia, piscina, mas, se trabalha ao ar livre, por exemplo, deve estar tão alerta para a radiação solar como os turistas! Nem é preciso que esteja sol - 80% da radiação UV atravessa as nuvens ou o nevoeiro.

Este cuidado tem sido mais preconizado nos últimos 30 anos, com o estudo dos efeitos nocivos da luz solar no aparecimento de tumores e no envelhecimento cutâneo precoce, podendo ainda provocar problemas de visão e debilitar o sistema imunitário.

ler mais ››
07-04-2017

Diz-me a tua cor, dir-te-ei o que és..


No que ao nosso prato diz respeito, devemos escolher e combinar alimentos com diferentes cores. Porque também “se come com os olhos”, mas não só! As cores dos alimentos contam-nos muito sobre a sua composição em vitaminas, minerais e antioxidantes!

As frutas e legumes de cor verde são ricos em clorofila, um pigmento fotossintético natural, responsável por esta característica. Nestes alimentos podemos encontrar: pró-vitamina A, luteína, vitaminas B12, B5, B9, C, E e K, ácido fólico, cálcio, potássio, ferro e magnésio, que auxiliam no crescimento e na manutenção da pele, cabelo, ossos e visão saudáveis e contribuem para o bom funcionamento dos sistemas digestivo, nervoso, imunológico e sexual, além de auxiliarem na redução do colesterol e do risco de doenças cardiovasculares. Parte do seu benefício deve-se à sua ação antioxidante, neutralizando os radicais livres.

ler mais ››
23-03-2017

Cuida bem das suas pernas?

Sabia que as varizes são a doença venosa mais frequente? Afetam cerca de 10% da população, com predominância no sexo feminino.

Comecemos pela anatomia das veias das pernas: o sangue que circula nesta rede (veias profundas que comunicam via veias perfurantes com as superficiais) tem de regressar ao coração contra a força da gravidade, bombeado pela ação dos músculos gémeos, válvulas venosas, coração, entre outros.

O que é que acontece quando a parede das veias e das válvulas enfraquece? A função de bomba do sangue fica comprometida e surgem os sintomas associados às varizes - dor, cãibras, edema ou inchaço, sensação de pernas pesadas, irrequietas, e comichão.

ler mais ››
|< < 123456 > >|

newsletter

Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2017 | Todos os direitos reservados| handmade by brainhouse