topo

facebook

mais saúde

07-08-2015

Já ouviu falar nos Copos Menstruais?



Os COPOS MENSTRUAIS são a alternativa económica, ecológica, segura e cómoda aos tradicionais tampões e pensos higiénicos. A sua duração estimada é de 10 anos [1]. Fisionómico e 100% em silicone medicinal, é confortável, adaptável, evitando alergias e maus odores [1].


O silicone hipoalergénico é ainda desfavorável à contaminação por bactérias, impedindo a absorção de substâncias exógenas, salvaguardando do Síndrome de Choque Tóxico associado ao uso indevido de tampões de elevada absorção, e permite a manutenção do pH vaginal. É o ideal para as atividades desportivas, incluindo natação [1].

Para uma correta utilização, inicialmente o copo menstrual deve ser esterilizado (água fervente 3 a 5 minutos ou solução esterilizante). A sua inserção não é mais difícil do que a de um tampão vulgar, podendo ser usado em mulheres jovens (estando para isso disponíveis em diferentes tamanhos).

O tamanho pequeno é indicado para mulheres até aos 30 anos que nunca tiveram filhos e o grande para as maiores de 30 ou que já foram mães [1]. Devido ao risco de inflamação, não deve ser usado no período pós-parto [1].

Para ser aplicado, deve ser dobrado na vertical duas vezes, e é aconselhável introduzi-lo na posição sentada, agachada ou de joelhos. Deve permanecer imediatamente antes do colo do útero, ou seja, mais abaixo do que os tampões vulgares, onde abre e se fixa por vácuo.

A saliência do copo é de comprimento ajustável, podendo ser cortada gradualmente, à medida que se adapta à aplicação do copo: recomenda-se que o experimente uns dias antes da menstruação. Note-se que, quando sentada, esta deve ficar no interior. Se for necessário, pode humedecer o copo ou lubrificá-lo com um gel à base de água para facilitar a aplicação.

Regra geral a recomendação é de esvaziá-lo 2 a 4 vezes por dia. Pode pernoitar com o copo menstrual, tendo em consideração que deve esvaziá-lo ao fim de, no máximo, 12 horas [1]. É de remoção fácil, quer esteja de pé ou sentada e poderá esvaziá-lo e lavá-lo unicamente com água corrente e um sabonete simples ou esterilizar a cada utilização, se assim for possível (à falta de recursos pode limpá-lo com papel absorvente).

No término da menstruação sim, é recomendável que proceda à esterilização (água fervente 3 a 5 minutos) e conservação no saco proveniente da embalagem, arejado e ao abrigo da luz UV.

[1] Sangool, n.p., n.d. Web. 5 ago. 2015

Anabela Sá
(Farmacêutica - Farmácia Fátima Marques)

‹‹ voltar

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020 (Chamada para a rede fixa nacional)

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2024 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse