topo

facebook

mais saúde

11-07-2016

Como cuidar do cabelo no verão



Quando pensamos em proteção solar, a nossa maior preocupação é proteger a pele. No fim do verão olhamos no espelho e vemos um cabelo frisado, que está desidratado, vítima das agressões da época de verão: Sol, água salgada, cloro (...) Então se acrescentarmos a isto uma experiência de coloração, estaremos a remover o pigmento, que é precisamente a fonte natural de óleo do cabelo.

Daí a importância de tal como fazemos com a pele protegermos o nosso cabelo destes golpes ambientais. Pequenos gestos diários dão SAÚDE ao nosso cabelo.

O revestimento do cabelo é um filme hidro-lipídico que, no caso dos cabelos secos, já se encontra comprometido, e é afetado também por estes agentes externos no Verão. Como consequência, a humidade concentrada no núcleo do cabelo evapora e, ao contrário da pele, cuja hidratação se processa de dentro para fora, na estrutura morta do cabelo, ela não se renova.

Uma alimentação saudável, rica em alimentos aos quais podemos recorrer para obter ácidos gordos ómega 3 e vitaminas/ minerais essenciais, como o peixe gordo (salmão, sardinha), trará um aporte de brilho ao seu cabelo, e os legumes de folha verde tornarão o couro cabeludo e cabeleira saudáveis, hidratados e mais resistentes.

As fontes de proteína (de preferência carnes de aves) contribuem de forma importante para alimentar o ciclo de crescimento do cabelo e evitar situações de queda acentuada.

Outra fonte completa de proteína, ferro e biotina é o ovo (em alternativa podemos aconselhar a biotina sob a forma de suplemento na dose diária recomendada de 2,5 mg/ dia); a batata doce e os outros alimentos de cor laranja são ricos em beta caroteno convertível em vitamina A, muito importante para que o cabelo não se torne baço e na produção de sebo ao nível do couro cabeludo, que impede o cabelo de desidratar.

A canela é benéfica na microcirculação, distribuindo o oxigénio e os micronutrientes no couro cabeludo.

Para prevenir a desidratação estão disponíveis os condicionadores para aplicar no cabelo húmido, sem enxaguar e os sprays capilares com FPS 15 ou 30, assim como usar chapéu.

Para evitar alterações da coloração do cabelo com a água do mar ou da piscina, devido ao contacto com sais como o cobre, recomenda-se passar previamente o cabelo por água abundante e usar máscaras e champôs re-hidratantes, anti-cloro e sal para os cabelos assim danificados.

Os tão desejados reflexos criados pelo peróxido de hidrogénio a 6% também podem ser nocivos, porque deixam descontinuidades na cutícula do cabelo, que, se não forem reparadas, podem ser uma porta de entrada dos raios solares.

Escovar os cabelos molhados pode arrancá-los pela raíz; use um pente de dentes largos, e quando utilizar secador, adapte-lhe um difusor, de preferência após aplicação de um condicionador. Além disso, nunca esfregue o cabelo com a toalha: ao fazê-lo está a levantar a cutícula; seque-o apenas gentilmente.

Os elásticos são praticamente proibidos e os rabos de cavalo muito apertados podem enfraquecer o cabelo, assim como qualquer gesto de torcer, os rolos, etc., podendo mesmo provocar a regressão dos folículos. Ir cortando alguns centímetros para remover as pontas duplas também é oportuno nesta época!

Cuidado a cuidado, notará a diferença no fim do Verão.

‹‹ voltar

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020 (Chamada para a rede fixa nacional)

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2024 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse