topo

facebook

mais saúde

29-04-2019

Chegou a Primavera! Cuidados a ter com a pele nesta estação

Primavera, estação das flores e das cores, dos dias mais solarengos e longos. Estação das mudanças!

É nesta época que se deve preparar a pele para os dias de sol e para as temperaturas mais quentes.

Durante o Inverno a pele é exposta ao vento, chuva e frio o que provoca secura nas camadas superficiais e profundas da pele. Para além disso as baixas temperaturas podem causar vasoconstrição tecidular o que diminui o aporte de nutrientes nas camadas regeneradores da pele. Daí a importância da hidratação nesta época do ano.

ler mais ››
14-03-2019

Higiene a 4 patas

Higiene é Saúde!
Uma higiene cuidada dos nossos amigos de quatro patas é meio caminho andado para a sua saúde e a de quem com eles convive. Desde o Banho e Escovagem, à Limpeza dos ouvidos, olhos e bigodes, do cuidado das unhas à Higiene oral e Ambiental!

Mas com que frequência precisa o meu cão/ gato de tomar banho?

De uma forma geral, o seu cão deve banhar-se 1 vez por mês se tiver pêlo longo e, no mínimo, de 2 em 2 meses se tiver pêlo curto; nos gatos os banhos podem ser mais espaçados - 3 em 3 a 4 em 4 meses.

Os gatos/ cães com problemas de pele que requeiram banhos com champôs terapêuticos, ou gatos em idade avançada, ou com problemas do foro osteoarticular - impedem uma higiene normal - podem necessitar de banhos mais frequentes.

ler mais ››
11-02-2019

A epilepsia

A epilepsia caracteriza-se por interrupções súbitas, imprevisíveis e repetidas da atividade elétrica cerebral, dando origem às chamadas crises ou ataques. Podem ir de menos de uma por ano a várias por dia.

Na iminência de uma crise há ações que deve ter consciência de tomar, mas se não souber como agir, ligue o 112.

Em Portugal estima-se que 1 em cada 200 pessoas tenha epilepsia, mas o número de pessoas que podem sofrer uma crise convulsiva é muito maior. A incidência da epilepsia é maior na primeira infância, sobretudo porque o sistema nervoso ainda se encontra em desenvolvimento.

ler mais ››
02-11-2018

Dia da Vitamina D. Já lhe diagnosticaram Deficiência em Vitamina D?!

A vitamina D é um micronutriente essencial à saúde humana, que pode ser obtido através de fontes alimentares ou poder ser sintetizada por exposição direta da nossa pele ao sol.

Já lhe diagnosticaram Deficiência em Vitamina D?!
Considera-se deficiência em vitamina D, níveis de 25-hidroxivitamina D [25(OH)D] inferiores a 20 nanogramas/ mililitro (ng/mL); insuficiência, entre 21 e 29ng/mL. Acima de 30ng/mL já se pode considerar ter níveis normais de vitamina D.

ler mais ››
15-10-2018

GRIPE - prevenir é o melhor remédio

A gripe é uma doença infetocontagiosa que, na maior parte das vezes, cura espontaneamente. Mas podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas idosas e/ ou com doenças crónicas.

O vírus da gripe é transmitido através de partículas de saliva de uma pessoa infetada, expelidas sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto direto com partes do corpo ou superfícies contaminadas (por exemplo, através das mãos). Desde o momento em que uma pessoa é infetada e o aparecimento dos primeiros sintomas decorrem, em geral, 2 dias (varia entre 1 e 5 dias). O período de contágio começa 1 a 2 dias antes do início dos sintomas e vai até 7 dias depois; nas crianças este período pode ser maior.

ler mais ››
18-07-2018

O sarampo tem feito as manchetes dos jornais, mas será que estamos alerta do que a ameaça representa?

Os surtos repetem-se em vários países da UE: é mais importante do que nunca que os indivíduos não imunizados sejam vacinados com duas doses para sua proteção e das suas famílias antes das férias!

Os números mais elevados de casos em 2018 tiveram lugar na Roménia (3 284), França (2 306), Grécia (2 097) e na Itália (1 258), contribuindo para 25 mortes.

ler mais ››
25-06-2018

Pode a diabetes afetar a pele

Diabetes pode afetar qualquer parte do corpo, incluindo a pele.

Até 33% das pessoas com diabetes têm, em algum momento da vida, uma condição de pele causada ou condicionada pela doença. Pode até ser a primeira pista de que a pessoa tem diabetes. Os diabéticos são mais suscetíveis a infeções por bactérias e fungos, e prurido. Podem ainda sofrer de dermopatia diabética, necrobiose lipóide diabética, bolhas do diabético e xantomatose eruptiva.

ler mais ››
10-04-2018

Células estaminais

Como é do conhecimento comum, é através do cordão umbilical que se dá a passagem de nutrientes e oxigénio para o feto.

No sangue do cordão umbilical existem também células estaminais, que vão originar as células das diferentes linhagens sanguíneas.

A célula estaminal tem, por definição, a capacidade de se auto-renovar e de se dividir indefinidamente. Após administradas, em caso de doença, as células estaminais migram na corrente sanguínea para os locais onde há necessidade de regeneração dos tecidos.

ler mais ››
14-03-2018

Bexiga Hiperativa

Ainda que pouca gente conheça a doença, cerca de 15 a 20% da população sofre de bexiga hiperativa. Este transtorno é provocado pela diminuição da capacidade da bexiga para armazenar a urina.

Caracteriza-se pelos seguintes sintomas: urgência em urinar, acompanhada ou não de incontinência; maior frequência de micções ao longo do dia; necessidade de levantar para urinar várias vezes durante a noite.

Para entender a doença, precisamos primeiro compreender o processo de enchimento e esvaziamento da bexiga. A bexiga é um órgão oco revestido por uma camada muscular - o detrusor, enervado e controlado por fibras nervosas da medula. Este relaxa, para alojar a urina, quando a bexiga enche e contrai para a expulsar quando está cheia.

ler mais ››
27-02-2018

Dicas para manter as articulações saudáveis no futuro e evitar lesões

A articulação é a união entre dois ossos e é graças a ela e às estruturas que a rodeiam que conseguimos fazer os movimentos. O tecido cartilaginoso e sinovial, juntamente com o líquido sinovial (lubrificante), funcionam como amortecedores, ao nível da articulação.

Desgaste da cartilagem? É o que pode acontecer com o envelhecimento, devido a lesões, ou quando as articulações suportam demasiado peso (…) Pode ser o ponto de partida para uma cascata de reações que terminam em artrite.


ler mais ››
|< < 1234567 > >|

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2019 | Todos os direitos reservados| handmade by brainhouse