topo

facebook

mais saúde

18-07-2018

O sarampo tem feito as manchetes dos jornais, mas será que estamos alerta do que a ameaça representa?

Os surtos repetem-se em vários países da UE: é mais importante do que nunca que os indivíduos não imunizados sejam vacinados com duas doses para sua proteção e das suas famílias antes das férias!

Os números mais elevados de casos em 2018 tiveram lugar na Roménia (3 284), França (2 306), Grécia (2 097) e na Itália (1 258), contribuindo para 25 mortes.

ler mais ››
25-06-2018

Pode a diabetes afetar a pele

Diabetes pode afetar qualquer parte do corpo, incluindo a pele.

Até 33% das pessoas com diabetes têm, em algum momento da vida, uma condição de pele causada ou condicionada pela doença. Pode até ser a primeira pista de que a pessoa tem diabetes. Os diabéticos são mais suscetíveis a infeções por bactérias e fungos, e prurido. Podem ainda sofrer de dermopatia diabética, necrobiose lipóide diabética, bolhas do diabético e xantomatose eruptiva.

ler mais ››
10-04-2018

Células estaminais

Como é do conhecimento comum, é através do cordão umbilical que se dá a passagem de nutrientes e oxigénio para o feto.

No sangue do cordão umbilical existem também células estaminais, que vão originar as células das diferentes linhagens sanguíneas.

A célula estaminal tem, por definição, a capacidade de se auto-renovar e de se dividir indefinidamente. Após administradas, em caso de doença, as células estaminais migram na corrente sanguínea para os locais onde há necessidade de regeneração dos tecidos.

ler mais ››
14-03-2018

Bexiga Hiperativa

Ainda que pouca gente conheça a doença, cerca de 15 a 20% da população sofre de bexiga hiperativa. Este transtorno é provocado pela diminuição da capacidade da bexiga para armazenar a urina.

Caracteriza-se pelos seguintes sintomas: urgência em urinar, acompanhada ou não de incontinência; maior frequência de micções ao longo do dia; necessidade de levantar para urinar várias vezes durante a noite.

Para entender a doença, precisamos primeiro compreender o processo de enchimento e esvaziamento da bexiga. A bexiga é um órgão oco revestido por uma camada muscular - o detrusor, enervado e controlado por fibras nervosas da medula. Este relaxa, para alojar a urina, quando a bexiga enche e contrai para a expulsar quando está cheia.

ler mais ››
27-02-2018

Dicas para manter as articulações saudáveis no futuro e evitar lesões

A articulação é a união entre dois ossos e é graças a ela e às estruturas que a rodeiam que conseguimos fazer os movimentos. O tecido cartilaginoso e sinovial, juntamente com o líquido sinovial (lubrificante), funcionam como amortecedores, ao nível da articulação.

Desgaste da cartilagem? É o que pode acontecer com o envelhecimento, devido a lesões, ou quando as articulações suportam demasiado peso (…) Pode ser o ponto de partida para uma cascata de reações que terminam em artrite.


ler mais ››
06-02-2018

Polimedicação? O que é, o que fazer...

É importante falar em polimedicação, porque quantos mais medicamentos um indivíduo tome, maior a probabilidade de surgirem problemas associados, com eventual impacto negativo para a saúde. Sobretudo quando são mais de 5 medicamentos: se faz diariamente 5 ou mais fármacos, é um doente polimedicado!

O cerne da questão está em saber se toma medicamentos/ suplementos alimentares não indicados ou menos apropriados.

ler mais ››
23-01-2018

Os Medicamentos e a Condução

As comorbilidades que resultam dos acidentes de viação são um peso considerável, em termos socioeconómicos, pelo que a prevenção deve ser uma prioridade, até porque a maior parte das causas são evitáveis.

Os profissionais de saúde devem estar envolvidos neste plano, pois o medicamento, além de exercer o seu efeito terapêutico, está associado a uma série de efeitos adversos e interações medicamentosas ou outras.

ler mais ››
18-01-2018

Mantenha o seu sorriso saudável

As estatísticas estão contra nós: segundo estudos realizados nos últimos anos, somos o país da UE com pior higiene oral – é rara a criança que não sofra de, pelo menos, uma cárie e a maioria dos idosos não tem um único dente.

Em alguma altura, um terço da população foi afetado por inchaços, bolhas ou feridas na boca ou lábios, inclusive na língua. Vinte e cinco por cento da população sofre ainda de sensibilidade dentária (aquela que experimenta quando bebe um copo de água gelada).

ler mais ››
14-12-2017

O inverno e as frieiras

O Inverno traz os dias frios, que por sua vez trazem as frieiras, que por sua vez trazem dor e muito desconforto a quem as tem!

As frieiras são reações inflamatórias ao nível da pele, caracterizadas por prurido (comichão), dor e um eritema (vermelhão) ou pápulas/ nódulos/ placas (deformações) de tom violáceo.

Estas podem dar lugar a vesículas ou úlceras (feridas) e, eventualmente, infetar. São mais frequentes ao nível dos dedos das mãos e pés. A maior parte dos casos melhoram ao fim de 2 a 3 semanas.

ler mais ››
20-11-2017

DPOC (Doenças Pulmonares Obstrutivas Crónicas)

DPOC?!
Termo associado a um conjunto de doenças crónicas, irreversíveis, caracterizadas pela perturbação do fluxo de ar (ex. Bronquite crónica e Enfisema pulmonar). Quem é o doente de DPOC?

Caracteristicamente, alguém que se queixa de tosse produtiva, e que fumou um mínimo de 20 cigarros por dia durante 20 anos ou mais.

Como se manifesta? Principalmente com uma sensação de sufoco, dificuldade em respirar, tosse crónica e normalmente com muco, mais acentuada de manhã, peso no peito e ruído ao respirar.

ler mais ››
|< < 1234 > >|

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2018 | Todos os direitos reservados| handmade by brainhouse