topo

facebook

mais saúde

27-05-2016

Como lidar com as dores nas articulações



Sente dor nas articulações?
Já colocou a hipótese de recorrer a um suplemento alimentar para o alívio da dor? Mas há evidência científica da sua eficácia?
Existirão "fórmulas secretas" que não tenham sido compartilhadas com os demais pares científicos?
O produto é de uma empresa com rigoroso controlo de qualidade?
Pode comprar o produto numa farmácia?
Eis algumas questões que podem orientar a sua decisão.

Existem algumas substâncias que são boas opções nesta área: sulfato de condroitina, sulfato de glucosamina, cálcio, vitamina D3, gengibre, curcuma, omega-3, chá verde, SAM, MSM, urtiga, bromelina, vitamina E e garra do diabo.
A glucosamina é uma ajuda contra a lenta deterioração da cartilagem, alívio da dor nas articulações e melhoria da mobilidade articular. Uma revisão da Organização Mundial da Saúde de evidências sobre a glucosamina revelou que esta alivia a dor no joelho relacionada com a artrite e melhora a função articular.

A condroitina contribui para a redução da dor nas articulações e da inflamação, melhoria da função articular e retardamento da progressão da osteoartrite. A maioria dos estudos têm sido feitos em casos de artrite do joelho. A Condroitina potencia as propriedades de absorção do choque do colagénio e inibe as enzimas que decompõem a cartilagem. Como a glucosamina, este suplemento ajuda a cartilagem a reter água, manter as articulações lubrificadas e, possivelmente, reverter a perda de cartilagem.

A S-adenosilmetionina (SAM) é uma substância presente no nosso corpo, com a capacidade de melhorar a mobilidade, reconstruir a cartilagem e aliviar os sintomas da osteoartrite, fibromialgia, bursite, tendinite, dor lombar crónica e depressão. A SAM é eficaz na redução da inflamação relacionada com a osteoartrite e dor nas articulações. A sua ação é rápida, com resultados dentro de uma semana. Para obter o máximo benefício da SAM, certifique-se que está a ingerir quantidades de vitaminas B suficientes (B12, B6, folato).

O metilsulfonilmetano (MSM) reduz a dor nas articulações e inflamação. O MSM contém enxofre, que o corpo precisa para formar tecido conjuntivo. Também parece atuar como um analgésico, por bloqueio da transmissão dos impulsos nervosos que transmitem a dor.
Note-se que estes suplementos não são desprovidos de interações medicamentosas, potenciais alergénios, ou efeitos adversos!

Os suplementos não podem atuar sozinhos na resolução do problema da dor nas articulações. Algumas pessoas têm uma predisposição genética para o desenvolvimento de problemas da cartilagem articular. No entanto, há fatores de risco relacionados com o estilo de vida que constituem um potencial causador do problema para todos nós. Obesidade e lesões atléticas são as duas principais causas de artrite do joelho e quadril.

Está disponível uma variedade de soluções para ajudar a aliviar a dor nas articulações: fisoterapia, medicamentos, remoção de líquido articular, muletas e bengalas, até mesmo a cirurgia. Manter o seu peso sob controlo e praticar o tipo de exercício físico adequado, para reforço muscular e elasticidade são peças chave na prevenção deste problema!
A dieta alimentar anti-inflamatória também é importante – os alimentos ricos em ácidos gordos omega-3, como o peixe gordo.

Aconselhe-se com o seu farmacêutico para fazer a escolha mais adaptada a si.

‹‹ voltar

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2022 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse