topo

facebook

mais saúde

23-03-2017

Cuida bem das suas pernas?



Sabia que as varizes são a doença venosa mais frequente? Afetam cerca de 10% da população, com predominância no sexo feminino.

Comecemos pela anatomia das veias das pernas: o sangue que circula nesta rede (veias profundas que comunicam via veias perfurantes com as superficiais) tem de regressar ao coração contra a força da gravidade, bombeado pela ação dos músculos gémeos, válvulas venosas, coração, entre outros.

O que é que acontece quando a parede das veias e das válvulas enfraquece? A função de bomba do sangue fica comprometida e surgem os sintomas associados às varizes - dor, cãibras, edema ou inchaço, sensação de pernas pesadas, irrequietas, e comichão.

Estou em risco de sofrer de varizes? Provavelmente sim, são vários os fatores de risco, alguns dos quais modificáveis; por isso, esteja atento a:
• excesso de peso - controlar o peso através de uma alimentação saudável e exercício físico adequado ao estado de saúde; informe-se connosco sobre a possibilidade de aderir a um plano de Reeducação Alimentar;
• longos períodos de pé/ sentado - se a sua profissão assim o exige, obrigue-se a praticar exercício físico, nomeadamente as caminhadas, natação, ciclismo são benéficos; além disso, evite imobilizar-se por mais de 30min seguidos nessa mesma posição;
• obstipação, devido ao aumento da pressão intra-abdominal - aumente o consumo de fibras e água;
• gravidez, devido à pressão exercida pelo útero nas veias pélvicas e prejuízo da sua tonicidade - as varizes no pós-parto devem ser acompanhadas; prevenir descansando 15min por hora com as pernas elevadas, elevar as pernas durante a noite 1cm por cada hora que esteve de pé, usar meias de compressão e cintas abdominais (pressão 10 a 40mmHg de acordo com a tolerância da grávida) e praticar yoga ou caminhadas;
• fontes de calor que levam a vasodilatação - evite exposição prolongada ao sol, fontes de calor, saunas;
• calças apertadas que dificultam a circulação - use roupa mais larga e leve;
• hereditariedade - se tem familiares com histórico de varizes.

Na ausência de correção das deficiências de base, elas evoluem e complicam-se, dando origem a insuficiência venosa crónica, caracterizada por inchaço permanente, alterações ao nível da pele das pernas e até mesmo úlceras de difícil cicatrização. Quadros mais graves associados são a Trombose venosa profunda e o Tromboembolismo pulmonar.

A prevenção passa pelo uso de meias elásticas e pelos suplementos alimentares/ aplicação tópica de venotrópicos.

No que se refere às meias de compressão, há o grau I de prevenção e o grau II que influencia a circulação venosa superficial - a prevenção está indicada em todos os indivíduos, nomeadamente em casos de sintomas de varizes, presença de aranhas vasculares/ derrames; a terapia com grau 2 está indicada em casos de varizes não complicadas com inchaço associado, flebites, após cirurgia às varizes ou esclerose, e na prevenção/ tratamento de trombose venosa profunda.

Ao reduzirem o diâmetro da veia, as meias aceleram o fluxo do sangue nas veias, melhoram a função das válvulas e o efeito bomba dos músculos, e melhoram a forma anatómica da perna. Assim, são eficazes na redução do inchaço, dos sintomas associados à progressão da doença varicosa, e da formação de coágulos. A boa notícia é que usar uma meia de compressão já não é inestético: estão disponíveis malhas elegantes em variadíssimas cores, para ambos os graus.

Os venotrópicos são substâncias químicas designadas flavonóides ou parentes destes, que reforçam a resistência das veias e dos vasos mais finos, assim como diminuem a estase venosa e normalizam a permeabilidade na microcirculação. É o caso dos bioflavonóides (Daflon® e Venopress®), diosmina (Venex Forte®), rusco, centelha, videira vermelha, hamamélis (FisioVen® plusCápsulas), azevinho, Castanheiro-da-Índia (FisioVen® bioGel).
Mitos & Verdades.

O uso diário de saltos altos a longo prazo pode levar ao aparecimento de varizes. Colocar algumas almofadas debaixo das pernas antes de deitar melhora a circulação do sangue e previne o problema das varizes. Pior que o hábito de cruzar as pernas é estar muito tempo na mesma posição!

Informe-se connosco sobre as formas de prevenir/ tratamento que mais se adaptam ao seu estilo de vida.

Cuidamos de si!

‹‹ voltar

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020 (Chamada para a rede fixa nacional)

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2024 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse