topo

facebook

mais saúde

27-02-2018

Dicas para manter as articulações saudáveis no futuro e evitar lesões



A articulação é a união entre dois ossos e é graças a ela e às estruturas que a rodeiam que conseguimos fazer os movimentos. O tecido cartilaginoso e sinovial, juntamente com o líquido sinovial (lubrificante), funcionam como amortecedores, ao nível da articulação.

Desgaste da cartilagem? É o que pode acontecer com o envelhecimento, devido a lesões, ou quando as articulações suportam demasiado peso (…) Pode ser o ponto de partida para uma cascata de reações que terminam em artrite.

Assim, se quer cuidar das suas articulações, cuide também dos seus músculos, ligamentos e ossos.

Peso corporal: já tinha percebido! Certas articulações, como os joelhos, ao nível da anca e das costas, têm de suportar praticamente a totalidade do peso do corpo. Ao perder peso está a aliviar a pressão nestes pontos e a prevenir lesões articulares. Por cada incremento do peso corporal, esta pressão aumenta numa proporção de 1:4!

Exercício físico: além de o ajudar a perder/ manter um peso saudável, há estudos que revelam que o exercício aeróbio (cardiofitness) poderá reduzir o inchaço da articulação. Mas se tem sintomas, evite exercícios “em carga”; opte pela natação e bicicleta, por exemplo. Indivíduos mais sedentários têm maior risco de sofrer de dor articular: menos movimento significa maior rigidez.

Promover a massa muscular: quanto menos tiver, mais peso vão suportar as suas articulações. Exercícios com “pesos” ajudam a aumentar a massa muscular e a manter os músculos e ligamentos saudáveis. Aconselhe-se com um profissional – treinador, fisioterapeuta. É normal que sinta dor após o treino, sobretudo no segundo e terceiro dias, mas há que aprender a distinguir da dor associada a (risco de) lesão.

Manter uma postura correta protege as suas articulações, desde as do pescoço às dos joelhos, poupando a articulação da anca e os músculos das costas. A postura é ainda mais importante quando carrega pesos: ao pegar num peso, use os músculos maiores do corpo, ajoelhando-se, em vez de se dobrar.

Certifique-se de que usa pulsos elásticos em atividades repetitivas.

Somos aquilo que comemos, não é verdade? Se quer manter os seus ossos saudáveis, escolha alimentos que lhe permitem adquirir níveis suficientes de cálcio por dia: leite (ou em alternativa alimentos enriquecidos em cálcio, como leite de soja ou amêndoa), iogurtes, bróculos, couve (…) Informe-se com o seu médico ou connosco sobre a possibilidade de tomar um suplemento contendo cálcio.

Mas deve estar atento a eventual carência de vitamina D – ajuda o organismo a absorver o cálcio da dieta. Alimentos ricos são os produtos lácteos, vários cereais, mas também pode obter vitamina D sob a forma de suplementos alimentares.

Dependendo da idade, sexo e nível de atividade física, pode necessitar de mais ou menos proteína para manutenção/ desenvolvimento muscular: boas fontes desta são a carne, marisco, feijão e outras leguminosas, soja e frutos secos.

A vitamina C (laranja) e outros antioxidantes têm-se revelado importantes na manutenção de articulações saudáveis.

Há certos alimentos que se revelaram bons em controlar a inflamação; muitos deles encontram-se na dieta Mediterrânica, mas vejamos:


A fibra proveniente da dieta reduz mais eficazmente os níveis de proteína-C reativa do que os suplementos, assim como os alimentos ricos em carotenóides – os antioxidantes das cenouras.

Na Farmácia Fátima Marques pode encontrar uma série de suplementos alimentares de elevada qualidade farmacêutica, eficazes e tecnologicamente evoluídos, contendo:
Glucosamina e condroitina - encontram-se naturalmente no nosso organismo e desempenham um papel vital na manutenção da cartilagem, estimulando a formação e regeneração da mesma; ácido hialurónico - principal componente da matriz extracelular da cartilagem, contribuindo para o carácter lubrificante do líquido sinovial. A gama Advancis® Jointrix tem nas suas formulações substâncias como a glucosamina, a condroitina, o ácido hialurónico e as vitaminas C e D, que unem as suas ações por ossos, cartilagens e articulações mais fortes.

No Arkoflex® Condro-Aid, além de glucosamina e condroitina, extrato de raiz de harpagófito, que atua na elasticidade e mobilidade articular.

No Arkoflex® Colagénio, Vitamina C (formação de colagénio) e hidrolisado de colagénio, nutrindo os ossos, cartilagens e a pele. O magnésio contribui para a manutenção da massa óssea.
Com características semelhantes, Dobradix Move e Dobradix Rapid.

Faça uma visita à loja online, em www.farmaciafatimamarques.pt/_loja_online

Cuidamos de si e do seu bem-estar!

‹‹ voltar

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2021 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse