topo

facebook

mais saúde

30-01-2017

Gestão Terapêutica para quem toma medicamentos regularmente: Como podemos ajudar?



Toma muitos medicamentos diariamente ou tem um familiar que é polimedicado?
Tem dúvidas sobre a forma de controlar o seu problema de saúde, ou gostaria de se informar sobre os fármacos que lhe foram prescritos?
O modo correto de os tomar, se pode manter os seus hábitos alimentares ou não, se está a proceder corretamente quando se automedica (...)

A Farmácia Fátima Marques disponibiliza um serviço de Gestão Terapêutica para responder a estas e a outras eventuais necessidades! Com o aumento da esperança média de vida, surgem mais casos de utentes polimedicados e, consequentemente, com maior probabilidade associada de erros na toma dos medicamentos, interações entre os fármacos, efeitos adversos (...)

Trata-se de um acompanhamento farmacoterapêutico que tem como objetivos fundamentais prevenir e corrigir resultados negativos em saúde (RNM), solucionando os problemas relacionados com os medicamentos (PRM’s). Muitas vezes, estes resultados clínicos negativos são evitáveis mediante a intervenção prematura do farmacêutico, a qual maximiza os benefícios da farmacoterapia e reduz a morbimortalidade associada aos medicamentos.

Mas, vejamos na prática: um utente hipertenso que não adere ao esquema posológico do seu medicamento anti hipertensor, porque o toma apenas dia sim dia não, e que, consequentemente tem valores médios de pressão arterial de 160/100 mmHg. Se, ao lhe prescrever o medicamento, o médico tivesse definido como objetivo terapêutico valores inferiores a 140/90 mmHg, estaríamos perante um resultado clínico negativo. Identifica-se então o PRM de incumprimento; outros exemplos são a conservação inadequada dos medicamentos, a duplicidade da toma de um mesmo fármaco (...)

Por exemplo, um doente que sofre um efeito adverso da toma de um medicamento tem também um resultado clínico negativo, desta feita de segurança, em vez de eficácia.

Na consulta farmacêutica, são feitas determinações de parâmetros bioquímicos sempre que oportuno, com respetivo registo e monitorização com a frequência necessária, de acordo com as recomendações atuais.

Na década de 90, na segunda reunião da OMS sobre as funções do farmacêutico no âmbito dos cuidados de saúde primários, foi salientado que o farmacêutico deveria ter um maior envolvimento na avaliação da utilização dos medicamentos e dos resultados clínicos obtidos pelos utentes. Ainda, em 2001, na assembleia do Comité de Ministros do Conselho Europeu veio reforçar-se a necessidade e a importância desta intervenção, sempre que necessário, estabelecendo a ponte entre o utente e os restantes profissionais de saúde, colaborando com os mesmos.

Em Portugal, uma experiência piloto (2014) de prestação do Serviço de Acompanhamento Farmacoterapêutico, por farmacêuticos, numa Unidade de Saúde Familiar, resultou num aumento significativo da qualidade de vida dos utentes intervencionados face ao grupo controlo. Por melhoria da qualidade de vida, graças aos ganhos em saúde dos utentes seguidos pelo Farmacêutico, entende-se o aumento da longevidade ajustada à qualidade de vida, e consequente aumento da produtividade e poupança de recursos do Sistema Nacional de Saúde, em termos económicos.

Porque não experimentar? Na Farmácia Fátima Marques, convidamo-lo a estar com o seu farmacêutico, num breve atendimento privado, durante o qual se fará um breve estado de situação dos seus problemas de saúde/ preocupações associadas e uma esquematização do regime posológico de cada um dos fármacos que lhe foram prescritos. Poderá colocar as suas dúvidas nesta matéria, e beneficiar de uma breve revisão da terapêutica farmacológica, nomeadamente em termos de interações medicamentosas, contraindicações (...)

Será uma forma de tomar conhecimento do serviço de gestão terapêutica disponível na farmácia, e uma oportunidade de marcar a sua primeira consulta. Só tem de trazer consigo o saco dos medicamentos que está a tomar! Esperamos por si =)
Anabela Sá (farmacêutica)

‹‹ voltar

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020 (Chamada para a rede fixa nacional)

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2024 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse