topo

facebook

mais saúde

14-03-2019

Higiene a 4 patas



Higiene é Saúde!

Uma higiene cuidada dos nossos amigos de quatro patas é meio caminho andado para a sua saúde e a de quem com eles convive. Desde o Banho e Escovagem, à Limpeza dos ouvidos, olhos e bigodes, do cuidado das unhas à Higiene oral e Ambiental!

Mas com que frequência precisa o meu cão/ gato de tomar banho?

De uma forma geral, o seu cão deve banhar-se 1 vez por mês se tiver pêlo longo e, no mínimo, de 2 em 2 meses se tiver pêlo curto; nos gatos os banhos podem ser mais espaçados - 3 em 3 a 4 em 4 meses.

Os gatos/ cães com problemas de pele que requeiram banhos com champôs terapêuticos, ou gatos em idade avançada, ou com problemas do foro osteoarticular - impedem uma higiene normal - podem necessitar de banhos mais frequentes.

Na Farmácia Fátima Marques, além dos champôs coadjuvantes do tratamento de uma dermatite, por exemplo, também encontrará champôs para uso regular adequados a pêlo curto, longo ou pêlo preto, champô seco para gato e cão (..)

Não menos importante é a escovagem: é importante que seja diária nos gatos de pêlo semi-longo ou longo, utilizando um pente de dentes largos; os restantes cães e gatos podem ser escovados 3 vezes por semana; além de desembaraçar, ajuda a evitar queda de pêlo e a verificar problemas de pele e parasitas; promove ainda a remoção de resíduos que, de outra forma, poderiam desencadear alergias.
Como limpar os ouvidos? Usando algodão ou compressas embebidas em soro fisiológico ou toalhetes próprios, mas sem penetrar no canal auditivo; para remoção rotineira do cerúmen, com uma ampola de soro fisiológico ou uma solução própria: aplicar algumas gotas com o aplicador paralelo à face do animal e massajar a base da orelha para promover a sua atuação.

Como limpar os olhos? Com uma bola de algodão humedecido com uma solução própria (adequada também para limpeza do globo ocular) ou toalhetes adequados, limpar toda a superfície externa, dando particular atenção aos cantos.

Nos gatos, os bigodes também devem ser limpos, de preferência após as refeições: afinal, eles não estão ali só para embelezar!

As unhas devem ser aparadas regularmente para evitar que se parta, causando desconforto ou até infeções, ou que os próprios animais tomem a iniciativa de as aparar nos nossos pertences! Nesta operação delicada deve usar-se um utensílio adequado, o qual poderá encontrar na sua farmácia e ter alguns cuidados: nos gatos, pressionar a almofadinha plantar da pata para expor a unha e o sabugo e efetuar o corte a 2 - 3mm do mesmo; nas unhas pretas dos cães o sabugo não é visível, sendo preferível ir destacando pequenos fragmentos da extremidade da unha até um comprimento que lhe permita andar no soalho sem produzir o tack-tack que certamente já ouviu. Os gatos de interior ou com mais de 7 anos podem precisar de aparar as unhas de 2 em 2 semanas.

Se não forem cuidados, os dentes dos cães e gatos também acumulam tártaro e sofrem cáries. O que é o tártaro?! O acumular de resíduos de alimentos e bactérias e seus produtos na superfície do dente origina um biofilme, que com o tempo mineraliza com o contacto com a saliva. Acumula-se sobretudo nos molares posteriores e nos caninos e leva à inflamação da gengiva, comprometendo o dente.

Prevenir! Lavar os dentes com a máxima regularidade, com escova e dentífrico específicos (atenção - os dentífricos de uso humano podem provocar sérios problemas de saúde ao seu animal de estimação). Teremos muito gosto em ajudá-lo(a) a escolher o dentífrico/ acessório de escovagem mais adequado.

Não menos importante é vigiar a cavidade oral, em busca de eventuais sinais de infeção: mau hálito, gengivas vermelhas e sangramento ou dor; estar atento ao facto de o seu animal evitar o toque na zona da boca ou à perda de apetite/ dificuldade em comer certos alimentos. Será meio caminho andado para prevenir ou reverter um processo de periodontite, quem sabe salvando um ou mais dentes de caírem! Quando a linha da gengiva fica avermelhada e sangra ao toque é altamente recomendada a consulta médico-veterinária.

Ofereça uma dieta equilibrada: ainda que gulosos, os nossos amigos de quatro patas lucram mais com uma vida longa e saudável do que com guloseimas!

Sabia que cuidando da higiene oral está a prevenir infeções renais, pulmonares e cardíacas, ou quistos salivares/ tumores orais?! Uma infeção num dente pode, se a bactéria atingir a corrente sanguínea, originar problemas a outro nível no organismo.. Saiba também que 70% dos cães e gatos são afetados por algum tipo de doença oral a partir dos 3 anos!

A escovagem dos dentes é um processo de treino e como tal é moroso e cada avanço deve ser reforçado positivamente, com mimos, palavras ou um snack delicioso! Comece por habituar o animal à manipulação da boca; com a ajuda de uma dedeira-escova ou com o dedo, aplique um pouco de dentífrico adequado e comece por escovar as superfícies externas do dente com movimentos circulares; para ser um expert, use uma escova de dentes e passe a escovar também as superfícies internas e demore-se 3 min em cada escovagem: bom trabalho!

É verdade que os ossos ou tiras deliciosos que o seu bichano tanto gosta também promovem a higiene oral (mas não substituem uma boa escovagem!). Os ossos maiores, além do efeito abrasivo de remoção da placa bacteriana também fortalecem os músculos da mastigação. Muitos destes snacks contêm enzimas que inibem a adesão da placa bacteriana ao dente.
Adquirir ou adotar um animal de estimação é assumir um compromisso a longo prazo: se já o fez, não desista agora! Nós damos uma ajuda =)

‹‹ voltar

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2021 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse