topo

facebook

mais saúde

17-08-2016

Para super-famílias, super-alimentos!



De uma forma geral, os alimentos mais ricos em nutrientes antioxidantes, os aliados do sistema imunitário, nas linhas de defesa do nosso organismo, são as frutas e os legumes.

Entre os antioxidantes mais famosos encontram-se a vitamina C e os beta-carotenos, mas de uma forma simples podemos identificá-los nas frutas e legumes com tonalidades vermelha, azul, púrpura, laranja e amarela.

As super-vitaminas e minerais também contribuem para o combate às alterações celulares que, “grão a grão”, vão criando o cenário ideal para uma doença crónica ou cancro.

Uvas, couve, espinafre e brócolos, batata doce, alho, feijão e lentilhas, soja, abacate, sementes de quinoa; com exceção do facto de o abacate ser mais calórico (uma porção deve equivaler a apenas um quarto do mesmo), só trazem vantagens! Antioxidantes, aminoácidos essenciais, gorduras insaturadas, fibra, que, entre outros efeitos benéficos, vão ajudá-lo a manter o seu colesterol na linha!

Nozes! Um dos alimentos mais equilibrados à face da Terra, fonte de gorduras saudáveis, pequenas proporções de proteína e hidratos de carbono, além de minerais, ómega-3 e fitosteróis, que se juntam no combate ao risco cardiovascular!

Difícil integrar estes super-alimentos na sua dieta? Adicione-os aos batidos com as suas frutas e cereais ou sementes favoritos!

Os peixes são particularmente conhecidos por conterem ómega-3, que contribui para a prevenção de doenças inflamatórias. Os top-6 são a sardinha, salmão, cavala, atum, truta selvagem e o arenque.

Super-alimento ou Suplemento?
Os alimentos contêm proporções equilibradas dos diferentes nutrientes, pelo que devem ser a fonte preferencial dos super-nutrientes.
Contudo, no caso de não estar a ser capaz de incluir estes alimentos na sua dieta, aconselhe-se na sua farmácia sobre um bom suplemento alimentar, que melhor satisfaça as suas necessidades, onde estarão habilitados para o esclarecer se irá interagir com os seus medicamentos!

A moringa, por exemplo, é um recurso alimentar importante em zonas de subnutrição como a Índia e a África, já que o seu cultivo é económico e simples e as suas folhas, quando secas, retêm uma grande quantidade de vitaminas e minerais. Está disponível na sua farmácia sob a forma de sumos concentrados, enriquecidos com alguns fitoquímicos, entre outros, antioxidantes, e sob a forma de cápsulas.
Se é cuidador de um idoso que não reage bem à introdução de super-alimentos na dieta, apesar de ter necessidades aumentadas destes nutrientes; se tem tido um ritmo diário muito exaustivo; se está ou esteve doente, este é o produto ideal para si!

A graviola, que pode ser adicionada aos cozinhados ou bebidas, ajuda-o a relaxar e contém fitoquímicos que se pensa serem ativos contra o cancro; as bagas de goji são ingeridas cruas ou adicionadas aos pratos e contêm fitoquímicos que contribuem para a diminuição da pressão sanguínea e da glicémia; contudo, é necessário avaliar a sua possível interação com medicamentos. Estes encontram-se disponíveis em sumos concentrados, que são um complexo de diferentes frutos e vitaminas e outros elementos essenciais, que contribuem para o reforço das defesas, diminuição do cansaço e fadiga, para uma pele, cabelo, unhas, dentes e olhos mais saudáveis, para uma melhor performance mental, função tiroideia, metabolismo dos carboidratos e fertilidade.

As folhas e o extrato de alcachofra são usados para dar sabor a bebidas e contêm fitoquímicos que são eficazes na redução das náuseas e vómitos, espasmos e gases intestinais, sendo ainda capazes de reduzir os níveis de colesterol total; o dente de leão é adicionado a saladas, sopas,vinhos e infusões e as raízes tostadas podem ser usadas como substituto do café, contendo fitoquímicos que aumentam o volume de urina e contribuem para a redução da inflamação; contudo, é necessário ter em conta possíveis interações com medicamentos. Estão disponíveis sob a forma de batidos, que além do seu alto teor em proteína, são enriquecidos com vitaminas e minerais importantes, constituindo uma ótima forma de começar o dia, no caso de não ser conveniente para si preparar os batidos em casa.

‹‹ voltar

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2022 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse