topo

facebook

mais saúde

25-06-2018

Pode a diabetes afetar a pele



A Diabetes pode afetar qualquer parte do corpo, incluindo a pele.

Até 33% das pessoas com diabetes têm, em algum momento da vida, uma condição de pele causada ou condicionada pela doença. Pode até ser a primeira pista de que a pessoa tem diabetes. Os diabéticos são mais suscetíveis a infeções por bactérias e fungos, e prurido. Podem ainda sofrer de dermopatia diabética, necrobiose lipóide diabética, bolhas do diabético e xantomatose eruptiva.

No Verão, a pele está exposta a agressões do meio ambiente, como a radiação solar, o calor, a água salgada ou das piscinas, e, como transpiramos mais, também é afetada de dentro para fora. Se é diabético, tem de olhar para a sua pele de forma excepcionalmente cuidada! A Farmácia Fátima Marques tem conselhos úteis para SI!

Escolha o protetor solar certo. Procure um amplo espectro de proteção solar, que bloqueie a radiação UV A e B, e ainda, um fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 30. Se vai passar muito tempo ao ar livre, é recomendável que use um FPS de pelo menos 50, o qual deverá re-aplicar de 2 em 2 horas. Tenha em conta que quanto menor o FPS, mais frequentemente o terá de aplicar.

Conhece o Fotoprotetor Isdin® Spot Prevent? Ele confere uma proteção contra UVA 3x superior a um FPS 50+ comum. Maximize a cobertura. O objetivo do filtro solar é cobrir todo o corpo, não apenas as partes que consegue alcançar! O adulto médio deve colocar pelo menos 28 g de protetor solar e as crianças 14 g.

Não se esqueça de colocar nas orelhas, debaixo dos braços, e das plantas e entre os dedos. Se já não se vai expor mais ao sol, lave bem para remover o protetor e seque bem a pele. Note que tem também de colocar protetor no couro cabeludo, se tem pouco cabelo. Aconselhamos Fotoprotetor Isdin® Gel Creme ou o Phytoplage Voile Protecteur da Phyto para aplicação no couro cabeludo ou áreas pilosas. Relembramos que também deve re-aplicar após tomar banho ou se transpirar muito.

Proteja os seus olhos. Os raios UV podem afetar a visão, por isso é essencial que use óculos de sol, especialmente se tiver retinopatia ou catarata. Procure nas etiquetas se as lentes protegem 99 a 100% dos raios ultravioleta A e B. Venha experimentar os modelos Loring® de óculos de sol: temos um expositor com modelos muito variados e bonitos à sua espera!

Tem feridas? Em caso de úlceras nos pés ou outras feridas na pele, não coloque protetor solar sobre elas. Em vez disso, certifique-se de que as feridas estão limpas e cubra-as com material de penso. Além de bloquear os raios nocivos do sol, impedirá que as bactérias entrem na ferida.

Verifique os seus pés com mais frequência! Sabia que não deve andar descalço quando tem a glicémia alta, baixa sensibilidade nervosa ou má circulação? Devido à falta de sensibilidade nos pés pode acabar com queimaduras até segundo grau se passar muito tempo em pé na areia quente. À noite verifique os seus pés e aplique uma pomada antibiótica, em arranhões ou bolhas e proteja-os. Consulte o seu médico ou farmacêutico se tiver feridas abertas ou não cicatrizadas. De manhã e ao longo do dia aplique Pedi Relax® Creme Pé Diabético, hidratando e protegendo o pé das agressões externas.

Tome os seus medicamentos a tempo e horas! Certos antibióticos, medicamentos para o coração/ hipertensão e anti-inflamatórios podem tornar a pele mais sensível à luz solar. O mesmo acontece com as sulfonilureias, usadas no tratamento da diabetes tipo 2 (ex.: Diamicron®).

Queimadura? Trate-a imediatamente! Numa zona de queimadura, a pele fica mais susceptível a ferimentos, podendo originar um foco de infeção. Aplique frequentemente, até completa absorção um produto que promova a cicatrização, como o adn Scalderme® Gel Corporal.

Opte por refeições leves e variadas. Ingira diariamente 1,5 L a 2 L de líquidos, preferencialmente água e reforce a sua ingestão se a temperatura for elevada ou no caso de realizar atividade física que o faça transpirar. Procure ambientes frescos, ao amanhecer ou ao anoitecer para treinar. Em treinos mais prolongados poderá ser necessário o ajuste da medicação e da alimentação: meça a glicemia antes e no fim ou sempre que considere necessário. Evite a prática de exercício físico no caso de hipoglicemia (baixa de açúcar <70 mg/dl) ou se a sua glicemia for de valor superior a 200 mg/dl. Recomenda-se também calçado confortável e adaptado ao pé. As meias preferencialmente devem ser de fibra natural, por exemplo de algodão.

Por ultimo respeite o horário de exposição solar : das 9horas ás 12 h e das 16h30 em diante.

Viva o Verão, mas cuide de SI: nós damos uma ajuda ....

‹‹ voltar

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2021 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse