topo

facebook

mais saúde

15-07-2016

Proteja os seus olhos do sol!



A radiação UV A e B é a principal responsável por cancro do olho e da pálpebra e por diversos problemas de saúde ocular, desde as cataratas à degeneração macular, principal causa de perda de visão depois do 60 anos. Os indivíduos com um tom de pele claro e olhos claros têm mais probabilidade de desenvolver estes problemas, assim como os que estão mais expostos ao sol, devido à sua atividade profissional e/ ou ocupações.

O uso de óculos de sol que absorvam/ bloqueiem a radiação UV, durante todo o ano é, portanto, uma forma eficaz de prevenção.

Para garantia da qualidade dos seu óculos, verifique se estes filtram 99 a 100% da radiação UV. Tenha em conta que as lentes cinzentas, verdes e castanhas proporcionam uma visão mais confortável e apurada, e se são polarizadas, salvaguardando da luz refletida (ex.na praia e na neve).

Uma vez que os óculos por si só não asseguram a proteção total convém, acima de tudo, que evite expor-se diretamente ao sol entre as 10 e as 16h; procurar trazer um chapéu de abas largas e usar protetor solar. Os vidros escurecidos também conferem uma proteção eficaz..

A boa notícia é que usar óculos de sol é esteticamente atrativo e há um número crescente de marcas, tipos de lentes e modelos de óculos. De uma forma geral, os formatos quadrados favorecem os rostos redondos, os arredondados ou "cat eye" os rostos mais ovais ou quadrados, e os estilo aviador, retilíneos no topo e estreitecendo para baixo, nos rostos mais triangulares.

Quanto ao mito de “as crianças não precisam de usar óculos de sol” e ao argumento de que “eu não os usei quando eu era criança e meus olhos estão muito bem”, alertamos para a realidade: antigamente, os profissionais de saúde não estavam tão cientes dos perigos da exposição à radiação UV a longo prazo, nem nos anos 60/70 se dava tanto ênfase à proteção UV; atualmente sabe-se que a infância é realmente o momento crítico para proteger os olhos da exposição aos raios UV. Há várias razões para isso.

Primeiro, as crianças passam mais tempo ao ar livre do que os adultos, mesmo nos dias de hoje, com a televisão por cabo e os videojogos.

Estima-se que 50% da exposição à luz UV de um indivíduo é acumulada até aos 18 anos de idade. Assim, pode e deve levar os seus filhos à farmácia para experimentarem um par de óculos de sol que satisfaça as necessidades de ambos!

‹‹ voltar

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2022 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse