topo

facebook

a crónica da maria dos remédios

12-05-2014

Reflexão sobre comportamentos saudáveis



O mês de Maio faz-me lembrar uma coisa…o mês das doenças cardiovasculares, faz-me refletir sobre os nossos comportamentos menos bons, faz-me pensar que temos que praticar mais atividade física, que temos que baixar os valores de triglicéridos e colesterol total, que temos de deixar de fumar, “Ohh”… tanta coisa! Estamos constantemente a ser bombardeados sobre o assunto “risco cardiovascular” mas não o valoriza-mos suficientemente. Nós, mulheres na generalidade somos um pouco mais recetivas e atentas a estas informações e prontas para a mudança, o que não acontece com os homens que são mais resistentes e menos pró ativos, ao falar de questões do coração. Só quando as coisas acontecem é que ficam mais atentos.

É o que eu digo quase todos os dias ao meu marido: “Quando é que vais deixar o cigarro? Se deixares de fumar conseguirás baixar o teu risco cardiovascular e por falar em risco cardiovascular, amanhã porque não ir a farmácia determinar o teu perfil lipídico?.”

Se todos os dias formos um pouco mais responsáveis, se formos mais persistentes e determinados em prol de alguns objetivos, se fizermos um pouco mais de algo saudável, de certeza que estamos a contribuir para reduzir as complicações cardiovasculares e as co-morbilidades em geral.

Eu sei que a genética e a idade são determinantes e nada podemos fazer para modifica-los, mas há uma coisa que podemos modificar, instaurar e assegurar a longo prazo, são os hábitos de vida mais saudáveis. Por falar nisso, o meu marido já come mais fruta e mais legumes, pois eu disse-lhe que tinha que ingerir mais esses alimentos para aumentar o colesterol HDL (colesterol bom). Estava baixo e só com caminhadas diárias é que conseguiria subi-lo, já consome mais peixe e por tanto ouvir falar lá em casa em “ómega-3” ficou a saber que estas gorduras polinsaturadas diminuem os ácidos gordos livres em circulação responsáveis pela formação dos triglicéridos e colesterol.

Nós somos responsáveis pelas decisões que tomamos em todos os aspetos da nossa vida, temos que fazer alguns sacrifícios em troca da possibilidade de viver mais tempo e com menor risco de acidentes vasculares cerebrais, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou falha renal.

Agora determinei- lhe o colesterol LDL (colesterol mau) e verifiquei que os valores estão acima dos valores recomendados. Tentei explica-lhe que são essas as partículas malandras que fazem obstrução das artérias. Daqui a 3 meses vai fazer novamente o perfil lipídico e vai ter boas notícias, só pode ter boas notícias, está a tomar os medicamentos, já estou a vê-lo a calçar os ténis prontos para a caminhada e já verifiquei que hoje comprou alimentos mais saudáveis.
Oi!… Mas ainda falta uma coisa, o cigarro! Será que ele já pensa em deixar de fumar?! Isso seria uma boa notícia, bastaria que houvesse um pouco mais de motivação, pelo menos já lhe falei nos benefícios de deixar de fumar, sim, porque os malefícios toda a gente sabe, e até lhe falei do apoio que as farmácias prestam nessa luta ….

Prometo que vou dando notícias …mas estou feliz porque há coisas que ficam por mais “chata”que eu seja!

Maria dos Remédios

‹‹ voltar

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020 (Chamada para a rede fixa nacional)

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2024 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse