topo

facebook

mais saúde

27-04-2017

SOL - Proteção é a palavra de ordem!



A proteção solar nunca está fora de moda! A aproximação do verão significa pic-nic, praia, piscina, mas, se trabalha ao ar livre, por exemplo, deve estar tão alerta para a radiação solar como os turistas! Nem é preciso que esteja sol - 80% da radiação UV atravessa as nuvens ou o nevoeiro.

Este cuidado tem sido mais preconizado nos últimos 30 anos, com o estudo dos efeitos nocivos da luz solar no aparecimento de tumores e no envelhecimento cutâneo precoce, podendo ainda provocar problemas de visão e debilitar o sistema imunitário.

Os maus da fita são, nem mais nem menos, do que os raios invisíveis UV longos (A) e curtos (B), conhecidos respetivamente por causar alterações a nível molecular em camadas mais profundas da pele, e atuar sobre a melanina. A radiação UVA causa assim o aparecimento precoce de rugas e manchas, e a UVB é responsável pelo bronzeado, mas também pelas queimaduras solares e cancro de pele. Cerca de 90% da radiação UVB e a radiação UVC potencialmente perigosa são filtradas pela camada de ozono: quanto menos a atmosfera da Terra filtrar a radiação, maior será o perigo para o ser humano. Já ouviu falar de índice UV? Ele é um indicador da intensidade da radiação solar, consoante a região do globo, altura do ano e altitude - varia de 1 a 11+, sendo tanto maior o risco quanto maior o valor.

Sabia que o “bronze” é, na realidade, um sinal de agressão da pele; de facto, a pele procura defender-se produzindo melanina ou pigmentação. Nas 48 a 72h que se seguem à exposição solar dá-se a produção e migração do pigmento para as camadas superficiais da pele, mas atenção: a melanina produzida não é suficiente para proteger a pele da radiação solar, os danos são imediatos, mas também cumulativos! Após a época balnear a pele fica seca, desidratada e a descamar; áspera, com menos elasticidade e eventualmente manchada.

A boa notícia é que é possível desfrutar do Verão sem ter este prejuízo e a solução é: PREVENIR, ESFOLIAR, HIDRATAR, PROTEGER! A esfoliação remove a camada superficial de células mortas, promovendo a regeneração da pele e, consequentemente uma maior uniformidade.

Na Primavera pode inclusive fazer um tratamento de gabinete connosco (peeling químico) que renova e hidrata em maior profundidade, ideal para as peles sensíveis, secas, finas e desvitalizadas. Uma vez renovada, a pele tem de ser bem alimentada! Aplique generosamente, no mínimo 2 vezes ao dia, um produto hidratante e emoliente e siga praticando um ritual de máscara facial 2 vezes por semana.

Conhece bem as medidas de proteção solar?

Evitar a exposição das 11 às 17h; não expor ao sol bebés e crianças pequenas; usar óculos de sol e chapéu de aba larga.

Protetor solar: um bicho-de-sete-cabeças?

Não, basta aplicar 15 a 30 min antes da exposição sobre pele seca, renovando a cada 2h após banho ou transpiração, e de forma generosa nas áreas expostas, insistindo na face e lábios (batom), orelhas, mãos e braços. Se usa maquilhagem, aplique primeiro o protector solar.

Qual o melhor protetor para mim?

Depende da idade (as crianças necessitam sempre de um fator de proteção solar (FPS) mais elevado), do tipo de pele, do índice UV; deve ser resistente à água, e oferecer proteção contra os UVB (a capacidade de proteção é tanto maior quanto maior o FPS) e os UVA. Conhecer o tipo de pele (fototipo) e o seu comportamento ao sol é fundamental para selecionar o FPS ideal.



Provavelmente gostaria de se assegurar que a sua pele se mantém jovem: deixamos-lhe alguns exemplos de vitaminas e antioxidantes mais eficazes – vitamina C, E e selénio; coenzima Q10, ácidos alfa-lipoico e retinoico, flavonóides, vitaminas do complexo B. Contribuem para uma proteção adicional contra a exposição solar, responsável por reações alérgicas e pelo fotoenvelhecimento da pele.

Deve iniciar a toma 15 dias antes, durante, e 15 dias após a exposição solar, diariamente, e de manhã. Os cosmecêuticos, ainda que aprovados em testes de segurança podem não ser eficazes; não é suficiente apresentarem estes ingredientes chave, as vitaminas e antioxidantes têm de estar presentes em quantidades significativas, e sob a forma correta para se manterem estáveis. Dê preferência aos que se encontram à venda na sua farmácia!

Se toma algum medicamento, deve informar-se connosco sobre eventual necessidade de fotoproteção extra, pois alguns fármacos provocam fotossensibilidade. Assim como certos cosméticos, contendo, por exemplo, alfa-hidroxiácidos, comuns nos produtos antienvelhecimento.

Faça-nos uma visita antes de ir de férias: cuidamos de si!

‹‹ voltar

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020 (Chamada para a rede fixa nacional)

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2024 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse