topo

facebook

mais saúde

09-08-2014

Uva Ursina

Nome científico: Arctostaphylos uva-ursi (L)Spreng
Espécie: Arctostaphylos uva-ursi(L)Spreng
Família: Ericaceae (mirtilo e cranberry)


A uva-ursina é uma planta medicinal que possui propriedades bacteriostáticas sobre a bactéria Escherichia Coli, é diurética e é utilizada em tratamentos de infeções urinárias não complicadas como cistite, uretrite, pielite ou litíase urinária, sem o inconveniente da resistência bacteriana característica dos antibióticos de síntese química.

A Uva-ursina, também conhecida como buxulo, medronheiro, ursina, uva do urso entre outros. É um subarbusto de caules longos e rasteiros, com um fruto em forma de bagas vermelhas brilhantes que se encontram nas florestas e nos terrenos rochosos das regiões montanhosas de hemisfério norte. O seu grande valor terapêutico encontra-se nas suas pequenas e brilhantes folhas persistentes. A Uva-ursina pode ser colhida durante todo o ano. As suas propriedades estão reconhecidas na Farmacopeia Portuguesa IX pelo seu uso milenar, e estão reconhecidas pela Sociedade Europeia Científica da Fitoterapia (ESCOP). É portanto, uma planta bem documentada em várias monografias. O nome latino significa “uva do urso” e refere-se ao fruto que faz crescer água na boca aos ursos.

Os principais constituintes encontrados na folha da uva-ursina são os heterósidos hidroquinónicos (arbutósido:5-15% e metilarbutósido:0.2-4%) os flavonoides (hiperósido), triterpenos pentacíclicos (ácidos ursólicos), iridoides (monotropeósido) e um alto conteúdo em taninos (15-20%).O arbutósido é o principal constituinte da folha com atividade antibacteriana, combate a Escherichia coli, o agente patogénico responsável pela maioria das infeções do sistema urinário. A Uva-ursina é igualmente uma importante fonte de taninos cujas propriedades anti-inflamatórias e diuréticas fazem aumentar o volume da urina e a excreção renal da ureia.

As propriedades farmacológicas da Uva-ursina devem-se à ação antisséptica da hidroquinona que se liberta em meio urinário. Este efeito é potenciado pela presença de taninos. A arbutina (heterósido hidroquinónico) sofre hidrólise no intestino pelas Beta – glucosidades microbianas sendo metabolizada em hidroquinona e sendo posteriormente absorvida no intestino, é conjugada no fígado com o ácido glucorónico ou ácido sulfúrico e é excretada por via renal. Estes derivados hidroquinónicos têm uma atividade bacteriostática na bexiga, a um pH urinário alcalino (PH=8). O efeito antibacteriano máximo é obtido aproximadamente 3 a 4 horas após a ingestão da uva-ursina.

Quanto à sua atividade antissética urinária, a hidroquinona demonstrou em estudos in vitro, a sua atividade bacteriostática1. Estudos realizados em ratos mostram que o arbutósido rapidamente se hidrolisa em hidroquinona, que é eliminada por via urinária em forma de compostos de enxofre e de glucuroconjugados. Quando a hidroquinona atinge concentrações de 60mg/ml em meio urinário a atividade antissética manifesta-se claramente.

A Uva-Ursina está contra-indicada na gravidez, amamentação , em crianças com idade inferior a 12 anos e na disfunção renal e hepática. Pode surgir uma cor esverdeada na urina. As pessoas com maior sensibilidade a nível gástrico podem revelar algum desconforto, podendo causar náuseas e vómitos. Podem surgir situações de hepatotoxicidade se tomado durante longos períodos; a toma contínua não deverá ultrapassar as 2 semanas e não deverá ser tomado mais do que 5 vezes por ano2.

Pelo facto de a sua atividade ser maior perante valores alcalinos de PH a sua eficácia pode ser potenciada através da sua ingestão de águas bicarbonatadas (ex: águas com gás). A uva-ursina não deve ser tomada com medicamentos ou alimentos que acidifiquem a urina como a vitamina C, sumo de laranja e outros frutos cítricos, portanto deverá ser evitado o consumo de qualquer substância que cause acidificação da urina. A Uva-Ursina pode reduzir a excreção renal de lítio e aumentar a sua concentração sérica, nestas situações a dose do lítio deverá ser ajustada se estiver a tomar medicamentos com esse objetivo.

  Fátima Pires
 ( Farmacêutica - Farmácia Fátima Marques)

1. Kathi J. Kemper: "Uva Ursi (Arctostaphylos uva-ursi)" ; Longwood Herbal Task Force, 1999. (http://www.longwoodherbal.org/uvaursi/uvaursi.pdf)

2. European Medicines Agency: "Assessment report on Arctostaphylos uva-ursi (L.), Spreng, folium", 2009. (http://www.ema.europa.eu/docs/en_GB/document_library/Herbal_-_HMPC_assessment_report/2011/07/WC500108750.pdf)

‹‹ voltar

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020 (Chamada para a rede fixa nacional)

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2024 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse