topo

facebook

mais saúde

06-02-2018

Polimedicação? O que é, o que fazer...

É importante falar em polimedicação, porque quantos mais medicamentos um indivíduo tome, maior a probabilidade de surgirem problemas associados, com eventual impacto negativo para a saúde. Sobretudo quando são mais de 5 medicamentos: se faz diariamente 5 ou mais fármacos, é um doente polimedicado!

O cerne da questão está em saber se toma medicamentos/ suplementos alimentares não indicados ou menos apropriados.

ler mais ››
23-01-2018

Os Medicamentos e a Condução

As comorbilidades que resultam dos acidentes de viação são um peso considerável, em termos socioeconómicos, pelo que a prevenção deve ser uma prioridade, até porque a maior parte das causas são evitáveis.

Os profissionais de saúde devem estar envolvidos neste plano, pois o medicamento, além de exercer o seu efeito terapêutico, está associado a uma série de efeitos adversos e interações medicamentosas ou outras.

ler mais ››
18-01-2018

Mantenha o seu sorriso saudável

As estatísticas estão contra nós: segundo estudos realizados nos últimos anos, somos o país da UE com pior higiene oral – é rara a criança que não sofra de, pelo menos, uma cárie e a maioria dos idosos não tem um único dente.

Em alguma altura, um terço da população foi afetado por inchaços, bolhas ou feridas na boca ou lábios, inclusive na língua. Vinte e cinco por cento da população sofre ainda de sensibilidade dentária (aquela que experimenta quando bebe um copo de água gelada).

ler mais ››
14-12-2017

O inverno e as frieiras

O Inverno traz os dias frios, que por sua vez trazem as frieiras, que por sua vez trazem dor e muito desconforto a quem as tem!

As frieiras são reações inflamatórias ao nível da pele, caracterizadas por prurido (comichão), dor e um eritema (vermelhão) ou pápulas/ nódulos/ placas (deformações) de tom violáceo.

Estas podem dar lugar a vesículas ou úlceras (feridas) e, eventualmente, infetar. São mais frequentes ao nível dos dedos das mãos e pés. A maior parte dos casos melhoram ao fim de 2 a 3 semanas.

ler mais ››
20-11-2017

DPOC (Doenças Pulmonares Obstrutivas Crónicas)

DPOC?!
Termo associado a um conjunto de doenças crónicas, irreversíveis, caracterizadas pela perturbação do fluxo de ar (ex. Bronquite crónica e Enfisema pulmonar). Quem é o doente de DPOC?

Caracteristicamente, alguém que se queixa de tosse produtiva, e que fumou um mínimo de 20 cigarros por dia durante 20 anos ou mais.

Como se manifesta? Principalmente com uma sensação de sufoco, dificuldade em respirar, tosse crónica e normalmente com muco, mais acentuada de manhã, peso no peito e ruído ao respirar.

ler mais ››
14-11-2017

Diabetes

A glicose (açúcar) é uma fonte de energia essencial ao funcionamento das células e do organismo como um todo. Circula na corrente sanguínea e, na maior parte das vezes, entra nas células sob ação da insulina (uma hormona produzida pelo nosso pâncreas). A Diabetes surge quando há problemas ao nível da produção ou ação da insulina.

Existem diferentes tipos de Diabetes: tipo 1 ou dependente da administração de insulina; tipo 2 contribui para 90% da totalidade dos casos e associa-se ao excesso de peso e resistência à insulina; diabetes gestacional, entre outras formas mais raras de diabetes.

ler mais ››
23-10-2017

Alimentação básica adaptada associada a disfagia e úlceras de pressão

1.DISFAGIA
Para os problemas de deglutição (disfagia) existem os modificadores de textura que são os espessantes, para possibilitar por exemplo a toma de um chá ou quem sabe de um champagne...

ler mais ››
16-10-2017

Menopausa?

Menopausa? Apenas mais uma fase integrante da sua vida! Afrontamentos? Suores noturnos? Falta de líbido e de lubrificação? Variações de humor? Irritabilidade? Pode parecer, mas a menopausa não é uma doença.. Mas sim o fruto do défice hormonal que a caracteriza.

Será? Tenho idade para? Poderá experienciar os primeiros sintomas a meio da sua 30ª década de vida, pelos 40 ou até mesmo 50 anos.

ler mais ››
11-08-2017

Desporto para todos os Gostos!

Decidiu inscrever-se no ginásio e o plano de treino é mais exigente do que esperava?

Recebeu um convite de um amigo para participar num trail ou numa maratona? Respire fundo, nós podemos ajudar!

O fitness e o desporto aventura estão mais na moda que nunca! E, de facto, as pessoas têm consciência da necessidade de manter atividade física regular e estão a “pôr os pés ao caminho”.

ler mais ››
04-08-2017

Vou apanhar sol: qual protetor vou levar?

O seu protetor ideal será bem tolerado pela pele, fotoestável, resistente à água e à transpiração, e um cosmético de fácil aplicação.

Os protetores solares estão agora bem categorizados em proteção solar baixa, moderada, alta e muito alta, sendo que é recomendável usar um destas últimas duas categorias, com amplo espectro, eficaz contra os raios UVA (causadores do envelhecimento cutâneo) e UVB (causadores das queimaduras solares).

ler mais ››

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2021 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse