topo

facebook

mais saúde

29-04-2016

Peri - Menopausa. "O que me aguarda?"

A peri-menopausa pode ter uma duração de 4 a 7 anos e antecede a menopausa, a qual é diagnosticada quando a mulher não é menstruada num período de mais de um ano consecutivo. Nesta fase o fluxo menstrual pode ser mais ou menos abundante e a menstruação mais ou menos regular. A idade média para a peri-menopausa é de 46 anos, enquanto que para a menopausa é de 51 anos .

ler mais ››
11-04-2016

Gaguez: Uma problemática controversa

A Gaguez, Perturbação da Fala (disfluência), é uma característica bastante comum na sociedade atual e tem sido alvo de estudo nos últimos anos.
Todos os indivíduos apresentam momentos de repetição de sílabas e/ou bloqueios ao produzir a sua mensagem. No entanto, estes comportamentos são normais e não interferem na compreensão da mensagem por parte do ouvinte.

ler mais ››
07-04-2016

Dia Mundial da Saúde


No dia 7 de abril de 2016 celebramos, mundialmente, o Dia da Saúde.

Este ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) lança o desafio de que unamos forças naquela que é a grande batalha contra o vilão da Diabetes (DM). Para um país como Portugal, o aumento progressivo do número de casos de Diabetes representa um fardo económico significativo.

ler mais ››
29-02-2016

Esclerose Lateral Amiotrófica - Uma doença rara

A esclerose lateral amiotrófica é uma doença progressiva da parte do sistema nervoso que controla os movimentos voluntários . Também conhecida como doença de Lou Gehrig, em memória do famoso jogador de beisebol que morreu da doença. Os músculos tornam-se progressivamente mais fracos, e a condição pode levar à paralisia e morte.

ler mais ››
03-02-2016

Cancro colorretal

O cancro colorretal é caracterizado pelo crescimento de células anormais no lúmen do intestino grosso (ou cólon) ou do reto. Quando diagnosticado prematuramente tem bom prognóstico.

Já ouviu falar de pólipos? Surgem no lúmen intestinal devido a uma anomalia no crescimento das células da superfície mucosa ou nos processos de reparação nas mesmas. São inofensivos per si, mas podem converter-se em massas tumorais. A sua remoção prematura é, contudo, eficaz .

ler mais ››
07-08-2015

Já ouviu falar nos Copos Menstruais?

copo menstrual

Os copos menstruais são a alternativa económica, ecológica, segura e cómoda aos tradicionais tampões e pensos higiénicos. A sua duração estimada é de 10 anos [1]. Fisionómico e 100% em silicone medicinal, é confortável, adaptável, evitando alergias e maus odores [1].

O silicone hipoalergénico é ainda desfavorável à contaminação por bactérias, impedindo a absorção de substâncias exógenas, salvaguardando do Síndrome de Choque Tóxico associado ao uso indevido de tampões de elevada absorção, e permite a manutenção do pH vaginal. É o ideal para as atividades desportivas, incluindo natação [1].

ler mais ››
10-07-2015

Saúde ocular: orientações sobre cuidados a ter com os nossos olhos

saude ocular

Quando deve recorrer a uma consulta de Oftalmologia?

Do nascimento aos 3 anos
- Desvio de um ou ambos os olhos
- “Menina do olho” branca
- Sempre que detetada alguma alteração ocular

ler mais ››
18-06-2015

Animais de companhia: pulgas e carraças

As pulgas e carraças são parasitas externos comuns nos animais de companhia (cães e gatos), sendo a sua presença mais intensa de Março a Setembro, embora possa ocorrer durante todo o ano.
Em Portugal estes parasitas encontram boas condições de climatéricas para se desenvolverem durante todo o ano.

ler mais ››
28-05-2015

A Saúde Feminina: Da adolescência à maturidade

ACNE
É ao entrar na adolescência que se inicia a aproximação das adolescentes à farmácia.
As primeiras questões estão normalmente associadas às “borbulhas” típicas do acne.

ler mais ››
30-03-2015

Plantas medicinais

A Equinacea é uma planta herbácea originária do este e centro da américa do norte, mas que agora também se cultiva na Europa, o seu nome é derivado do latim (echino) que significa ouriço-marinho devido ao centro da flor ser espinhoso. É uma planta de cor arroxeada parecida com as margaridas.
No seculo XIX, era usada pelos índios norte americanos para curar as feridas das flechas e mordeduras de cobra.

ler mais ››

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2021 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse