topo

facebook

mais saúde

06-01-2017

Doença cardiovascular: sabe se está em risco?

O que é o risco cardiovascular?

É a probabilidade de sofrer de uma doença cardiovascular num período de 5 anos (ou mais). Na Farmácia Fátima Marques podemos ajudá-lo a controlar os fatores de risco cardiovascular - determinação da pressão arterial sistólica e diastólica, colesterol total, glicémia, perímetro abdominal (...)

ler mais ››
28-12-2016

Boca Seca? Tratamento e causas.


A boca seca é a sensação persistente de falta de saliva, tornando difícil ou embaraçoso falar e comer - ao que em termos médicos se chama xerostomia. A saliva lubrifica e protege a boca de infeções bacterianas e fúngicas, dos poluentes e de alimentos e bebidas quentes, revestindo os próprios dentes.

Quando esta não é suficiente, os tecidos da cavidade oral ficam mais suscetíveis, contribuindo também para o aparecimento de cáries dentárias e mau hálito.

ler mais ››
09-12-2016

Encharcada(o) no seu próprio suor?

A hiperidrose é uma condição que, apesar de benigna, representa uma grande limitação pessoal, ao caracterizar-se por uma transpiração excessiva, afetando 1% da população em geral. Também pode ter uma causa endócrina, neurológica, infeciosa, ou estar associada a alguma doença sistémica.

A hiperidrose manifesta-se habitualmente na infância, é mais frequente no sexo feminino, e, tendencialmente, agrava-se na fase da puberdade. Quando não tratada, esta sudorese excessiva afeta o indivíduo durante toda a sua vida.

ler mais ››
25-11-2016

Vacina da tosse convulsa

A tosse convulsa é uma doença infeciosa aguda causada pela bactéria Bordetella pertussis; é caracterizada por episódios de tosse, persistentes e frequentes, caracterizados pela emissão de guinchos ao inspirar.

Os lactentes podem ter quadros graves, com risco de infeção, morbilidade e mortalidade maiores (nomeadamente abaixo dos 6 meses), enquanto que nos adolescentes e adultos se verifica normalmente uma evolução benigna.

ler mais ››
18-11-2016

Vacina contra o cancro do colo do útero

Cancro do colo do útero – relação com o vírus do papiloma humano (HPV)

O cancro do colo do útero é o segundo tipo de neoplasia, a seguir ao cancro da mama, mais frequente em mulheres entre os 15 e os 44 anos de idade, na Europa, correspondendo a 33000 casos por ano e 15000 mortes (dados de 2008).

A causa primária é a infeção prolongada do trato genital pelo HPV de alto risco. As infeções por HPV são muito comuns, e a sua incidência vai aumentando com o início da atividade sexual.

ler mais ››
10-11-2016

Vacina da gripe - Porquê uma vacina todos os anos?

Porquê uma vacina todos os anos?

As vacinas para prevenção da gripe estão disponíveis na Europa desde os anos 60.

Um certo número de variantes do vírus da gripe (influenza) co-circulam no continente em cada ano. Existe pouca imunidade cruzada entre tipos / subtipos ou linhagens de influenza.

ler mais ››
18-10-2016

Disfunção Erétil

A disfunção erétil é uma doença benigna e crónica, sendo uma das disfunções sexuais mais prevalente nos homens portugueses.

Um estudo realizado em Portugal pela Associação Portuguesa de Andrologia, em parceria com os laboratórios Pfizer (Estudo Episex-PT masculino) 1 em 2006, concluiu que a prevalência de qualquer tipo de disfunção sexual no homem, incluindo as mais ligeiras, é de 24% entre as quais se situa a disfunção erétil com uma prevalência de 13%.

ler mais ››
12-10-2016

Fortaleça as suas defesas imunitárias

Apesar dos dias agradáveis que continuamos a ter, e assim como começamos a tratar das roupas e acessórios para o outono que inicia agora, devemos preocupar-nos com a nossa saúde.

Que tarde o frio e a chuva em chegar, mas devemos preparar-nos antes que as constipações e gripes se instalem de malas e bagagens. Para isso devemos melhorar as nossas defesas imunológicas.

Mas afinal do que se trata melhorar as nossas defesas imunológicas?

ler mais ››
21-09-2016

A Terapia da Fala na Prevenção do Envelhecimento

A própria força da gravidade actua sobre nós, dando origem a mudanças no nosso corpo a longo prazo.

Com o envelhecimento normal do corpo humano, os músculos vão perdendo força, ficando mais flácidos e até atrofiados, sofrendo também alterações devido a padrões de contracção e movimento inadequados.

ler mais ››
14-09-2016

Envelhecimento Cutâneo do Idoso

A sua Idade depende de Si. Dê mais vida à sua pele cuidando dela.

Os sinais de envelhecimento não surgem só porque o dia do teu aniversário passou. Surgem pouco a pouco….os danos inicialmente invisíveis começam lentamente a desabrochar: o nível de hidratação diminui, a barreira cutânea enfraquece e aumenta a oxidação.

O envelhecimento é um fenómeno natural, a nossa idade biológica determina mudanças na eficiência das funções celulares (fatores intrínsecos), no entanto os fatores externos são os maiores responsáveis pelo aspeto da nossa pele.

ler mais ››

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2021 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse